fbpx
  • Home
  • Cosag debate proibição da caça ao javali no Estado de São Paulo
Cosag debate proibição da caça ao javali no Estado de São Paulo

Cosag debate proibição da caça ao javali no Estado de São Paulo

Cosag debate proibição da caça ao javali no Estado de São Paulo

O Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp se reuniu, nesta segunda-feira, 30 de julho, para debater a proibição da caça ao javali no Estado de São Paulo. O deputado Itamar Borges (MDB), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (CAE), é favorável à regulamentação do projeto de lei e luta para retomar o controle desse animal.

 

“Estamos lutando para corrigir esse crime cometido com a aprovação da lei que proíbe a caça ao javali”, afirmou Itamar Borges.

 

O javali, espécie de porco considerada invasora no Brasil, tem causado problemas a produtores rurais e a todo setor do agronegócio. O Cosag debateu sobre a inconstitucionalidade da lei, visto que já existe outra que regulamenta a caça de animais, e os estragos causados pelo javali.

 

Roberto Jank Jr., o diretor presidente da Agrindus-Letti, apresentou a lei estadual 16.784/2018, e Fernando Galetti de Queiroz, CEO da Minerva S/A, falou sobre “Perspectivas e desafios da cadeia produtiva de proteína animal no Brasil”, o ministro Aldo Rebelo comentou as explanações e falou sobre os riscos da legislação.

 

O presidente do Cosag, Jacyr da Silva Costa Filho, falou da importância dos parlamentares que lutam pelo desenvolvimento do país e apoiam as causas do setor. Costa Filho afirma que está em risco o futuro do agronegócio paulista, que corresponde a 25% do setor no país.

 

“Está em risco toda a produção de carnes, de grãos, de cana de açúcar. Já existe um risco climático causado pela seca dos últimos 20 anos. Essa lei está pondo em risco todo o interior do Estado de São Paulo”, alertou.

 

Além dos já citados, estiveram presentes o secretário da agricultura Francisco Jardim, Roberto Ignacio Betancourt, Duarte Nogueira, além de membros do Cosag e empresários do setor, entre outros.

 

O deputado Itamar Borges tem participado de encontros para discutir esse assunto. Na semana passada, ele esteve no Palácio dos Bandeirantes com os secretários da agricultura, Francisco Jardim, e do meio ambiente, Eduardo Trani, além do presidente da Cosag, entidades, universidades e especialistas do setor do agronegócio. A reunião debateu o cenário, as implicações e preocupações do setor com a proibição da caça ao javali.

 

Assessoria de Imprensa