fbpx
  • Home
  • Caixa e Sebrae criam linha de crédito de 7,5 bilhões para reduzir impactos do coronavírus sobre os pequenos negócios

Caixa e Sebrae criam linha de crédito de 7,5 bilhões para reduzir impactos do coronavírus sobre os pequenos negócios

Na última segunda-feira, 20 de abril, a Caixa Econômica Federal e o Sebrae anunciaram uma parceria para facilitar o acesso a crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas. A parceria visa reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da Alesp, deputado Itamar Borges, destacou a importância dessa parceria. “Os empreendedores sofreram um impacto enorme com a pandemia da Covid-19, do mesmo modo que os demais setores, e iniciativas que ajudem a atravessas esse período são importantes para contribuir na retomada pós-crise. Com as linhas de crédito disponibilizadas pela Caixa e as garantias complementares concedidas pelo Sebrae, a expectativa é injetar 7,5 bilhões de reais em linhas de crédito.”

 

Os créditos são concedidos por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Fampe funciona como um salvo-conduto, que vai permitir aos pequenos negócios, incluindo até o microempreendedor individual, obter recursos para capital de giro, é esperado que seja injetado 7,5 bilhões de reais em linhas de crédito, o que equivale a cerca de 1% da carteira de crédito do banco. A utilização do Fampe permite que as ofertas de crédito tenham taxas competitivas, até 40% menores que as praticadas hoje pela instituição financeira.

 

O banco disponibilizará melhores condições de taxas, prazo e carência, para que seja atendida as demanda por crédito de um dos setores mais importantes para a economia.

‎“É preciso olhar com atenção para esse setor, bem como para todas as atividades econômicas do nosso estado e país”, destaca o deputado Itamar.

 

Para poder atender os pequenos negócios durante a crise, o regulamento do fundo está sendo alterado para dar melhores condições de pagamento ao empreendedor, com prazos maiores, taxas de juro mais baixas e um período de carência estendido.

As empresas e MEIs interessados no crédito podem manifestar interesse no portal Caixa com a sua empresa. O banco irá fazer a avaliação de crédito e apresentar uma proposta, com taxas de juros e prazo de carência específicos para cada solicitante. Podem solicitar o empréstimo empresas adimplentes com faturamento anual de até 4,9 milhões de reais, que tenham mais de 12 meses com receita.

 

O Sebrae irá acompanhar os donos de pequenos negócios nas negociações com os bancos, dando assistência para mitigar o risco da operação de crédito.