fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges participa de debate sobre o futuro sustentável do setor de Bioenergia

Deputado Itamar Borges participa de debate sobre o futuro sustentável do setor de Bioenergia

 

 

A Udop realizou nesta quarta-feira, 19 de agosto, o Fórum “O Futuro Sustentável do Setor da Bioenergia”. O deputado estadual, Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-Agro), participou do debate sobre como deve ser o futuro do segmento, juntamente com o Presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, Arnaldo Jardim; a Diretora de Estudos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – EPE, Heloísa Borges Bastos Esteves; o Coordenador Geral de Etanol do MME, Marlon Arraes Jardim Leal; e o embaixador Renato Domith Godinho, Chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores, a moderação foi realizada pelo Diretor da UDOP e Presidente da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio).

 

Na ocasião o parlamentar destacou ainda o seu trabalho à frente da SP-Agro, que luta em defesa da Bioenergia e do setor Sucroenergético. “Temos uma pauta específica para São Paulo, integrada com a pauta da Frente Federal. Temos feito diversas ações junto ao Governo de SP.

 

O Estado de São Paulo é líder em produção de bioenergia no país. A maior parte da pesquisa e desenvolvimento de conhecimento se dá nas instituições publicas e privadas do Estado. Além disso, São Paulo conta com a quase totalidade das indústrias de bens de capital para a produção de bioenergia.

 

“O setor sucroenergético é, por natureza, um grande exemplo de sustentabilidade. O Brasil tem grande papel de liderança e protagonismo na produção de um combustível limpo e renovável, o etanol, para concorrer em pé de igualdade com a gasolina, combustível fóssil e altamente poluente. Outros pontos a serem destacados é que o setor é responsável pela produção de bioeletricidade, uma energia igualmente limpa usada hoje por milhões de residências e empresas espalhadas pelos milhares de municípios”, destaca o deputado Itamar Borges, ao dizer que o Brasil já é um país sustentável.

 

Para o futuro do setor o presidente da Frente do Agro Paulista, acredita que o grande desafio seja o de se manter líder no mercado e ser um indutor da construção de um mercado global para os combustíveis renováveis. “É preciso cuidar e investir do que é nosso”, finaliza o deputado Itamar.