fbpx
  • Home
  • Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação
Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação

Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação

Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação
75 empresários de cidades do Vale do Paraíba se reuniram, nesta quarta-feira (25), no Ciesp de São José dos Campos, para receber orientações sobre o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Foi uma oportunidade para as empresas interessadas em apresentar projetos esclarecerem suas dúvidas antes do encerramento do prazo da chamada PIPE – 3º Ciclo de Análise de 2018. As inscrições, que podem ser feitas em http://www.fapesp.br/pipe/chamada-3-2018, vão até o próximo dia 30 de julho.
O encontro teve o objetivo de instruir pequenos empresários sobre os procedimentos, documentação e prazos para apresentação de propostas. Os projetos deverão ser desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício com a empresa ou a elas associados para sua realização.
As propostas podem ser desenvolvidas em duas etapas. A Fase 1, de demonstração da viabilidade tecnológica do produto ou processo, tem duração máxima de nove meses e recebem recursos de até R$ 200 mil. A Fase 2, de desenvolvimento do produto ou processo inovador, tem duração máxima de 24 meses e recebem até R$ 1 milhão.
Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva, diretor do Ciesp em São José dos Campos, coordenou o encontro e destacou a importância da FAPESP e outras agências de apoio à inovação se aproximarem das empresas.
Já Sergio Queiroz, da FAPESP, mostrou dados sobre os investimentos públicos e privados em pesquisa e inovação no Brasil e em outros países. Informou e tirou dúvidas sobre o PIPE e ressaltou a necessidade das empresas terem pesquisadores e programas para estimular a cultura da inovação permanente.
Representantes do Senai e da agência paulista de desenvolvimento – Desenvolvesp também apresentaram seus programas. Algumas linhas próprias e outras em parceria com Finep, Embrapi ou BNDES.
O deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, não participou do encontro em função das restrições relacionadas ao período eleitoral, mas destacou a importância do evento. “Esses encontros são importantes para a descentralização e interiorização do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. Os pequenos empresários que estão próximos das grandes universidades já conhecem o caminho para buscar recursos, o desafio é levar essa oportunidade a todos os empreendedores paulistas”, afirmou o parlamentar.
Assessoria de Imprensa