fbpx
  • Home
  • Governo anuncia medidas econômicas de socorro aos setores do agro afetados pela pandemia da Covid-19

Governo anuncia medidas econômicas de socorro aos setores do agro afetados pela pandemia da Covid-19

Durante um evento da Câmara de Comércio Árabe transmitido pela internet, nesta quarta-feira, 08 de abril, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou R$ 500 milhões para apoiar a compra de produtos da agricultura familiar, durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a ministra, o recurso será destinado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal e vai ajudar principalmente produtores de hortifrúti, de leite, de flores e pequenas cooperativas.

 

Na oportunidade, Tereza Cristina falou ainda sobre uma série de medidas econômicas para minimizar as dificuldades do setor agropecuário, sobretudo os produtores rurais, devido à Covid-19 e, também, aos impactos ocasionados pela estiagem.

 

Entre as ações já aprovadas estão a prorrogação de dívidas de custeio e investimento e a criação de linhas de crédito emergenciais para integrantes do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp). Além disso, o MAPA já mudou as regras do Garantia-Safra para verificação das perdas por seca nos municípios.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), deputado Itamar Borges, reforça a necessidade de medidas de apoio a toda a cadeia produtiva do agronegócio, especialmente neste momento.

 

“As atividades que compõe a cadeia produtiva do agronegócio continuam produzindo e distribuindo alimentos e outros insumos para toda a população. O agro de forma geral não pode parar, por isso, precisamos garantir o bom funcionamento de toda a cadeia produtiva do agronegócio, zelando pela segurança e saúde de todos que atuam nessas atividades e dos próprios consumidores”, destaca o deputado Itamar Borges.

 

“Também é preciso pensar nas prioridades da população, que mudaram devido à pandemia, os hábitos de consumo e as rotinas foram alteradas, isso afeta todo segmentos produtivos. É fundamental aprovar medidas para minimizar os impactos da Covid-19 na vida de cada cidadão e na economia. Neste momento de incerteza, devemos agir com responsabilidade, harmonia e empatia. Juntos, vamos vencer o coronavírus”, completa o parlamentar.

 

Confira os detalhes das medidas para o agronegócio já aprovadas pelo Governo:

 

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/governo-anuncia-medidas-economicas-para-ajudar-produtores-rurais-afetados-pela-pandemia-do-coronavirus