fbpx
  • Home
  • Índice de Cidades Empreendedoras lançado pela Endeavor é um importante instrumento para formulação e avaliação de políticas públicas!

Índice de Cidades Empreendedoras lançado pela Endeavor é um importante instrumento para formulação e avaliação de políticas públicas!

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, comemorou iniciativa da Endeavor – organização de fomento ao empreendedorismo, que lançou o índice para a avaliação do ambiente empreendedor nas cidades brasileiras. Nesta primeira fase de 2014 foram pesquisadas 14 capitais estaduais. Florianópolis ficou em primeiro lugar seguida por São Paulo.

 

Itamar Borges, que tem uma proposta semelhante para a criação do Indicador Municipal de Empreendedorismo avaliou: “Esse índice da Endeavor vai ao encontro do que precisamos para a formulação, implantação e avaliação de políticas municipais de estímulo do empreendedorismo. Agora precisamos levantar este índice para as 645 cidades paulistas”, concluiu o deputado.

 

O índice da Endeavor utiliza uma metodologia inédita para a avaliação do ambiente de negócios nos municípios. Os resultados foram apresentados em relatório disponível no site da  Endeavor Brasi – Como as cidades podem ajudar os empreendedores.

 

A primeira colocada no índice tem como pontos fortes os indicadores de infraestrutura, capital humano e inovação, e ainda apresenta resultados consistentes em grande parte dos outros indicadores. Por isso, o estudo aponta a cidade como referência nacional de ambiente de negócios, candidata a ter cada vez mais empresas de alto crescimento. “O segredo está no planejamento. Há 30 anos, Florianópolis, uma região com poucas empresas até então, provavelmente não imaginaria atingir um resultado tão expressivo” afirmou Juliano Seabra, Diretor Geral da Endeavor Brasil.

 

A força e o dinamismo da economia da cidade de São Paulo garantem a ela a segunda posição no índice Endeavor, com melhor posição nos indicadores de mercado, acesso a capital e inovação. Os outros indicadores que podem melhorar são: ambiente regulatório, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.

 

Cidades como Goiânia e São Paulo, que reduziram e unificaram processos, têm colhido resultados e estão entre as mais eficientes no que diz respeito aos processos burocráticos: hoje são necessários cerca de 30 dias para abrir um negócio nessas cidades.

 

A criação de indicadores de empreendedorismo municipal vem evoluindo desde a criação do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2001; seguida pelo Estatuto Nacional das Micro e Pequenas Empresas em 2006, conhecido como Lei Geral das MPEs;  os Estudos do Banco Mundial – Doing Business; Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal lançado em 2010; o Índice de Desenvolvimento Para Micro e Pequenas Empresas (ID-MPE- IBQP – Paraná)  e agora com o Índice da Endeavor.

 

Em 2012 a Frente Parlamentar do Empreendedorismo discutiu uma proposta para a criação de um indicador de empreendedorismo municipal de forma a contribuir para o planejamento, execução e avaliação das políticas públicas de apoio aos pequenos negócios no Estado de São Paulo. Na ocasião foram identificados os seguintes parceiros: ALESP, USP, UNICAMP, UNESP, FAPESP, ILP, SEADE, IBGE, FIESP, FACESP, FECOMERCIO, FAESP, CEPAM, SESCON, SEBRAE, ENDEAVOR, Investe SP, Desenvolve SP, Receita Federal, SEFAZ-SP, SDCTI-SP, SEPLANDR-SP e outras instituições. Essa proposta deverá ser retomada em 2015.

Assessoria de Imprensa

leave a comment

dezesseis − treze =