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Investimento e Emprego: Malha Ferroviária Paulista será modernizada

 

 

A Rumo, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assinou o segundo termo aditivo de concessão no final de maio deste ano. Com isso, a Malha Paulista ganhou o direito de prorrogar o prazo de vigência do contrato por 30 anos.

 

O Projeto de Investimento em Infraestrutura Ferroviária, que fará a modernização da Malha Ferroviária Paulista, no setor de logística e transporte, proposto pela Rumo, visa atender a várias melhorias, como a duplicação de trechos ferroviários, a modernização de via permanente da linha tronco, investimentos em sistemas ferroviários na linha tronco, aquisição de equipamentos de via e a minimização de conflitos urbanos, bem como o pagamento de despesas de outorga, no Estado de São Paulo.

 

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (19) investimentos de R$ 6 bilhões na reestruturação da malha ferroviária de São Paulo. O anúncio faz parte do Retomada 21/22, plano anunciado dia 16 para impulsionar a economia do estado. A modernização vai gerar 134 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão. Grande parte das obras deverá ser concluída nos seis primeiros anos e vai proporcionar a expansão de capacidade da ferrovia de 35 milhões para 75 milhões de toneladas por ano.

 

Os investimentos na nova malha ferroviária vão atender 72 municípios paulistas, grande parte deles na região de São José do Rio Preto. Ao todo, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com mais segurança viária. Entre as cidades, além de Rio Preto, onde será construído um contorno ferroviário de 52 km de extensão, estão Catanduva, Votuporanga, Limeira, São Carlos e Campinas.

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar da Construção e Mineração (FPIC), esteve em março, visitando pontos onde pontilhões serão construídos. Em agosto, o parlamentar também esteve presente na reunião em que a Rumo, empresa concessionária da malha paulista, apresentou o traçado final do contorno ferroviário de Rio Preto, orçado em R$ 500 milhões.

 

O parlamentar que por meio da FPIC acompanhou e pleiteou, junto a equipe da Rumo, e prefeitos da região de Rio Preto, destaca a importância dos investimentos da Malha Paulista, ferrovia que é tida como um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país e compreende diversos municípios.

 

“Obras de infraestrutura urbana são de grande importância para os municípios, além de melhorias para o trânsito e transporte, garantem mais segurança para a população e contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. A Rumo é uma empresa comprometida com o setor ferroviário do nosso País e está sempre em busca de melhorias para as operações ferroviárias”, disse o deputado Itamar.

 

No contrato firmado entre a Rumo e o Governo Federal, estão previstas as expansões dos pátios de cruzamento em Bálsamo, Catanduva, Catiguá, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível (no distrito de Engenheiro Balduíno), Santa Fé do Sul, Votuporanga (distrito de Simonsen) e Tanabi (distrito de Ecatu), além dos contornos ferroviários atendendo Rio Preto, Mirassol e Cedral. O contorno ferroviário passará a 10 quilômetros da área central de Rio Preto. Outro contorno previsto é o de Catanduva, o que inclui 18 quilômetros a mais de trilhos, além da construção de um novo pátio.

 

O sistema de logística e a eficiente distribuição dos produtos do estado de São Paulo são parte fundamentais do desenvolvimento econômico do País em qualquer época, e ganha importância ainda maior a partir de agora, para ampliar o desenvolvimento econômico de São Paulo e do País.