fbpx
  • Home
  • Na Aquishow 2019, deputado Itamar Borges reforça o apoio à piscicultura

Na Aquishow 2019, deputado Itamar Borges reforça o apoio à piscicultura

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista e da Comissão de Atividades Econômica da Alesp, participou da abertura da Aquishow 2019, realizada na manhã desta terça-feira, 14 de maio, em Santa Fé do Sul.

 

Realizada desde 2009, a Aquishow é o maior evento de piscicultura e aquicultura do Estado de São Paulo e reúne profissionais e lideranças empresariais da cadeia produtiva do setor de todos o país, além de representantes do poder público de diferentes esferas, para debater e apresentar novas técnicas, bem como ampliar as alternativas para a atividade da piscicultura.

 

O deputado Itamar Borges, pioneiro no apoio à piscicultura, ainda durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, trabalha para garantir avanços e conquistas para os piscicultores. O parlamentar lutou para garantir isonomia tributária ao pescado paulista e também para a aprovação do decreto que regulamenta, simplifica e desburocratiza a atividade. Participou de toda a construção da regulamentação, realizou audiência públicas, apresentou sugestões e acompanhou os representantes do setor em reunião com representantes do Governo do Estado.

 

Na oportunidade, o parlamentar também falou sobre a preocupação do setor com o Decreto 64.213/2019, que revoga o direito a crédito em operações com insumos agropecuários isentos de ICMS e aproveitou a presença da secretária executiva da Pasta para reforçar o pedido. Uma reivindicação que nasceu na reunião da Frente do Agro, um apelo das entidades do setor e do Fórum do Agronegócio. “Além de afastar os investidores, o decreto afeta diretamente a competitividade do setor com não aproveitamento do crédito do ICMS. A alteração afeta diretamente grande parte da cadeia produtiva do Agro. Será praticamente impossível não passar este custo ao consumidor final”, afirmou.

 

A secretária Gabriela irá receber o setor na próxima quinta-feira, para dialogar sobre o assunto e tentar buscar uma alternativa para equacionar este problema. Itamar Borges também já falou sobre o Decreto com o governador João Doria, o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, representado pelo secretário executivo Milton Santos

 

“O desenvolvimento da aquicultura é muito importante, gera emprego, gera renda e trouxe uma nova atividade econômica para Santa Fé e toda a região. Continuamos lutando e trabalhando pela piscicultura. Queremos que nossas empresas possam competir em condição de igualdade com o pescado das outras partes do país”, complementou.

 

Também participaram da abertura do evento, o presidente da Peixe-SP e da Aquishow, Emerson Esteves; o prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio; os vereadores Marcelo Favaleça, Leandro Magoga, Renato Ferraz, Ronaldo Lima, Neiva Souza, Jhonatan Magalhães, Evandro Mura e José Rollemberg; a coordenadora da Aquishow, Marilsa Fernandes; o presidente da Câmara, Aniceto Facione; o secretário de Agricultura e Pesca do Ministério de Agricultura e Abastecimento, Jorge Seif Jr.; a secretária executiva Estadual de Agricultura e Abastecimento, Gabriela Chiste; o presidente da Câmara Setorial do Pescado do Estado de São Paulo, Martinho Colpani; o presidente executivo da Peixe-BR, Francisco Medeiros; a representante do Sebrae Nacional, Newman Costa; o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meireles.