fbpx
  • Home
  • Principais aliadas do SUS, Santas Casas contam com apoio do deputado Itamar Borges

Principais aliadas do SUS, Santas Casas contam com apoio do deputado Itamar Borges

O deputado estadual Itamar Borges, que coordena a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa de São Paulo reforça a importância das instituições de saúde, especialmente no momento atual. Principais aliadas do Sistema Único de Saúde (SUS), as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos desempenham um papel primordial no atendimento à população.

 

Segundo estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Ibope, quase 70% dos brasileiros não têm plano de saúde particular. A pesquisa ouviu 1.500 consumidores nas capitais do país.

 

Considerando as pessoas que não possuem plano de saúde atualmente, 60% nunca tiveram esse tipo de serviço e a maioria diz recorrer ao SUS quando precisa de atendimento médico. Para os que já tiveram, 32% perderam o acesso por desligamento da empresa que oferecia o benefício e 25% cancelaram o plano por não terem condições de pagar as mensalidades.

 

“Estamos atravessando talvez a mais grave emergência de saúde da história. As Santas Casas e hospitais filantrópicos representam a maior rede hospitalar do Brasil, sendo responsável por mais de 50% dos atendimentos do Sus no país e 70% da assistência de alta complexidade. Em muitos municípios, os atendimentos são feitos exclusivamente por Santas Casas ou hospitais filantrópicos. Agora, com a Covid-19, estas instituições são ainda mais necessárias e estratégicas. Por isso, desde o início da pandemia, venho trabalhando para melhorar o aporte de recursos e em busca de medidas emergenciais para o setor filantrópico de saúde, garantindo assim melhor atendimento para a população”, destaca o deputado Itamar Borges.

 

Recentemente, o Governo de SP anunciou que irá repassar R$ 100 milhões para ajudar as santas casas em ações de enfrentamento à Covid-19. No total, serão 300 instituições contempladas. Mensalmente, serão repassados R$ 25 milhões para que as unidades tenham reforço no custeio para o atendimento aos pacientes. Há também recursos de emendas parlamentares, iniciativas de entidades, associações e organizações sociais e de saúde, a criação de um fundo especial para ações de Saúde, entre outras medidas e iniciativas, para garantir a subsistência dos hospitais durante a após a pandemia.

 

Itamar Borges, que tem a Saúde como uma das principais bandeiras de seus mandatos, sempre trabalhou para garantir o bom funcionamento do sistema de saúde pública de São Paulo e do Brasil e, neste momento, não seria diferente. “Tudo o que pudermos fazer para ajudar as unidades hospitalares a aumentarem suas fontes de receita, deve ser feito!”, afirma o parlamentar.