fbpx
  • Home
  • Responsabilidade fiscal, resíduos sólidos e aterros sanitários são temas de seminário em Jales

Responsabilidade fiscal, resíduos sólidos e aterros sanitários são temas de seminário em Jales

 

Um seminário realizado na Câmara Municipal de Jales, em 29 de março, reuniu autoridades e especialistas para falar sobre responsabilidade fiscal como condição para retomada do desenvolvimento, gestão de resíduos sólidos e aterros sanitários. Promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) com apoio da Sabesp, o encontro contou com a presença de representantes da Cetesb, Secretaria da Fazenda e Força Aérea Brasileira. Este foi o primeiro evento da Associação dos Municípios da Araraquarense (Ama), composta por 127 municípios, após a posse, como prefeito Jales, do presidente da entidade, Flávio Prandi Franco.

 

O deputado estadual Itamar Borges, que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (Frepem) e defende o agronegócio, falou sobre defesa e fortalecimento do municipalismo. Ele destacou a importância para os prefeitos de participarem da marcha a Brasília em defesa dos municípios, que este ano será de 8 a 11 de abril.

 

Para falar sobre responsabilidade fiscal como condição para retomada do desenvolvimento, o secretário executivo da Secretaria Estadual da Fazenda, Milton Luiz de Melo Santos. Sobre gestão de resíduos sólidos nos municípios, tema que tem dominado a discussão entre os municípios, falou Fernando Antonio Wolmer, engenheiro da Cetesb.

 

Outro problema que preocupa prefeitos e vereadores da região é o impedimento causado por aterros sanitários ao funcionamento dos aeroportos devido à proximidade, com riscos de queda das aeronaves, tema apresentado por Weber Galvão Novaes, 2º tenente biólogo da Força Aérea Brasileia.

 

Estavam presentes os prefeitos de Santana, Aparecida D’Oeste, Vitória Brasil, Pontalinda, Mira Estrela, Três Fronteiras, Santa Salete, Tanabi, Suzanópolis, Paranapuã, Auriflama, Ibirá, Lourdes, Macaubal, Monte Aprasível, Santo Antonio Aracangá, São João Iracema, Santa Fé do Sul e Fernandópolis; o deputado federal Geninho Zuliani; a vereadora de Ibirá e presidente do Parlamento Regional de São José do Rio Preto, Sonia Beolchi; e o vice-presidente da Câmara Municipal de Jales, João Valeriano Zanetoni.