Itamar Borges é o Agro brasileiro representado em Dubai - Itamar Borges - Deputado Estadual

Itamar Borges é o Agro brasileiro representado em Dubai

image_pdfimage_print

Já são quatro dias da Missão Dubai realizada pela comitiva do Governo do Estado de São Paulo nos Emirados Árabes, contando com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges.

Logo no evento de abertura (domingo, 24/10), diante de uma plateia de empresários e investidores estrangeiros, no Salão de Eventos do Hotel St. Regis (onde a delegação se hospeda) o Secretário de Agricultura apresentou um panorama do agro paulista e diversas oportunidades de negócios no setor. Disse Itamar; “O Brasil tem vocação para produzir uma ampla gama de produtos para todo o mundo. O agronegócio em São Paulo faz a diferença não só na produção, mas também na logística. É importante destacar a sustentabilidade da produção do Estado de São Paulo”, completou o Secretário. Além desta atividade, o Secretário ITAMAR BORGES concedeu entrevista a Record TV, uma das emissoras que acompanham a comitiva do Governo do Estado de São Paulo à Dubai.

 

 

Bom destacar que a comitiva paulista, que é comandada pelo Governador João Dória (que já está em Dubai, desembarcou hoje, terça-feira, 26/10) tem a participação robusta de executivos e diretores empresariais e é determinante para o sucesso da missão estadual no maior evento de negócios do mundo. Objetivo principal do Estado lá nos EAU é multiplicar a geração de emprego e renda em São Paulo com a atração de investimentos privados.

Com posição destacada no Pavilhão Brasil, a São Paulo Week também recebe financiamento privado para a participação de 150 profissionais do setor de cultura e economia criativa no megaevento, reforçando a vocação do estado como polo internacional de oportunidades de investimentos, novos negócios e inovação.

Já no terceiro dia da viagem (25/10) à Expo Dubai, o Secretário Itamar Borges participou de diversas reuniões e apresentações. Entre elas uma visita e reunião com a Nakheel, incorporadora imobiliária, líder mundial responsável pela construção da Palma Jumeirah (aquela imagem clássica de Dubai que vemos em fotografias).

Em seguida, a delegação partiu para outra visita, desta vez na DMCC (Dubai Multi Commodities Centre). DMCC, a zona franca de Dubai, é um hub para o comércio global de commodities e fornece infraestrutura física, de mercado e financeira necessárias para as empresas. Ela foi fundada em 2002 pelo governo de Dubai, e em 2003 tinha 28 empresas-membros. Hoje, é uma das mais importantes zonas francas do mundo, com mais de 18 mil empresas associadas de 170 países, e mais de 60 mil funcionários. É lá que ficam o Coffee Centre e o Tea Centre, locais de trading de café e chá.

 

 

Lá foram recepcionados pelo CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem. No discurso de recepção foram estas as palavras ditas por Sulayem; “O que eu sei, e a mídia não fala, é que o café brasileiro é o melhor em preço e qualidade! O que descobri no Brasil, e que é muito interessante, é que vocês não têm resistência a negócios cripto. Estamos aprendendo com o seu mercado. Não esperava, mas aprendi muito no Brasil sobre a indústria do cacau. Está tudo bem se vocês escolherem outro lugar para fazer negócios, mas primeiro vocês precisam saber o que oferecemos aqui em Dubai!”

O Secretário comentou aos empresários e líderes de governo, que São Paulo está empenhado na exportação dos produtos agrícolas, não só para o mundo árabe, mas como para todo o planeta, fazendo dos Emirados Árabes Unidos um ponto focal de escoamento de produção e produtos para Ásia e Europa. O pavilhão da França também foi visitado pelo Secretário ITAMAR BORGES neste dia.

Neste quarto dia (26/10), o Secretário Itamar Borges participou de diversas visitas lá no mundo árabe.

Como e por exemplo, a visita ao Coffee Center, o centro de café, onde são recepcionados os grãos paulistas que chegam à Dubai e são distribuídos, não só para o consumo nos Emirados Árabes, como para todo o mundo.

Disse Itamar; “O café, o agro paulista, ambos são muito fortes e ambos sairão daqui mais fortalecidos com o trabalho desta missão que estamos cumprindo na Expo Dubai. Como eu já disse, repito; o Governador João Dória e o Vice-governador Rodrigo Garcia, nos deram a missão de ampliar negócios e desenvolver ainda mais o agro paulista e cumpriremos à risca esta determinação”, finalizou.

 

 

A importância estratégica de Dubai para que as exportações paulistas cheguem à Europa e ao mundo oriental, também foi destacada pelo Secretário; “Dubai, como já reconhecido, é um polo estratégico para distribuição do café paulista, mas não só. Outros produtos do nosso agro deverão ser distribuídos por aqui ampliando o mercado internacional e desenvolvendo nossa produção que é, inovadora e sustentável”, concluiu.

O Secretário Itamar Borges tem sido muito perguntado, por diversos canais, sobre a Expo Dubai se anunciar como “EXPO DUBAI 2020” e ser realizada neste ano, 2021. Aqui cabe a explicação, mais uma vez; a feira, que acontece à cada 5 (cinco) anos – a próxima está prevista para o Japão em 2025 – e que reúne 192 países, não foi realizada ano passado em função da pandemia.

Na agenda desta terça, a missão paulista, visitou ainda os pavilhões da sustentabilidade, da Alemanha, da Arábia Saudita, do Egito e da China.

Itamar viaja acompanhado do assessor parlamentar da SAA, Henrique Guimarães, ex-membro da diplomacia brasileira e na companhia de diversos outros secretários como o do turismo, Vinicius Lummertz, da cultura, Sérgio Sá Leitão e das relações internacionais, Júlio Serson. À comitiva se juntaram também o presidente da Invest SP, Gustavo Junqueira, o secretário da fazenda, Henrique Meirelles, a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen e o diretor superintendente do Sebrae, Wilson Poit.

 

Compartilhar