FREPEM Discute Plano Estadual de Educação Empreendedora com Diretora do Centro Paula Souza
O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Itamar Borges, e representantes de entidades do setor, reuniram-se hoje (31/03) com a professora Laura Laganá, diretora do Centro Paula Souza, para discutir o processo de implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora, Lei 15.693, sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin, em 03 de março de 2015.
O Plano visa inserir disciplinas de empreendedorismo nas Escolas de Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais, vinculadas à Secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.
A cultura empreendedora deverá tornar-se matéria eletiva nas escolas públicas estaduais que oferecem ensino médio e ensino técnico, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor, possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando o comportamento empreendedor, naqueles que irão ingressar no mercado de trabalho ou irão criar negócios próprios.
Itamar Borges, autor da Lei apresentou à professora Laura oportunidades de cooperação com diversas entidades presentes e que já desenvolvem programas de educação empreendedora. “Quando fui prefeito em Santa Fé do Sul implantamos o programa de empreendedorismo e foi muito importante para motivar os alunos, integrar as escolas com as famílias e reduzir a evasão escolar. Ganhamos o prêmio do IDEB de melhor escola pública do ensino fundamental do Brasil”, afirmou o parlamentar.
Rebeca D`Almeida da Aliança Empreendedora relatou a experiência de 10 anos na formação de mais de 20 mil empreendedores. Geraldo Lima do Sindcont disse que os 80 mil contabilistas do estado de São Paulo têm muito interesse, experiência e certamente contribuirão com a implementação do Plano. Eduardo Vilas Boas, sócio de José Dornelas da Empreende, contou a experiência realizada com escolas da Secretaria da Educação, e que a metodologia recebeu recursos da FAPESP, para tornar-se “on-line”, tanto para capacitação de professores, quanto para os próprios alunos desenvolverem as atividades.
Bruna Eboli da Endeavor falou sobre as atividades para apoiar os empreendedores de alto impacto e as pesquisas sobre empreendedorismo. Luiz Carlos de Barros, educador financeiro da DSOP descreveu a experiência realizada para mais de 1500 escolas, os materiais didáticos e publicações sobre educação financeira. Alex Hussni e Julio Gabriolli da Transformação Empreendedora trabalham para desenvolver o comportamento empreendedor nas pessoas, tanto em profissionais e executivos de grandes empresas, quanto para jovens que estão entrando no mercado de trabalho.
Beatriz Cricci, empresária e diretora do DEMPI/FIESP, narrou sua trajetória empresarial, as ações da FIESP e a importância dos programas de capacitação. José Eduardo Lelis da Federação da Agricultura e do Senar falou sobre a importância dos programas de empreendedorismo para o setor, que congrega mais de 250 mil produtores rurais, responsáveis por 35% do PIB paulista. José Maria Chapina Alcazar da Federação das Associações Comerciais falou sobre a importância dos programas de educação empreendedora, para mais de 400 Associações Comerciais e para as 5 milhões de empresas paulistas.
Silverio Crestana, consultor do Sescon-SP e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Relatou o processo participativo de formulação do Plano Estadual de Educação Empreendedora e do Projeto Piloto desenvolvido com a Secretaria da Educação, em parceria com especialistas de várias instituições, algumas que não puderam participar da reunião, como o Sebrae-SP e a Junior Achievement.
A professora Laura Laganá ficou muito entusiasmada com as experiências relatadas, e manifestou a vontade de aproveitar todas as contribuições para impulsionar ainda mais as atividades de educação empreendedora que já são realizadas, tanto nas escolas técnicas, quanto nas faculdades de tecnologia.
O Centro Paula Souza administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 64 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), reunindo mais de 283 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios.
Na próxima semana a FREPEM realizará audiência com o Secretário da Educação para também tratar da implantação do Plano na rede pública de ensino médio.
Estou em meu quarto mandato como deputado estadual de São Paulo. Advogado, tive experiência no comércio e fui professor universitário. Na política, já fui vereador e prefeito por três vezes na minha cidade natal. Em 2021, atendendo o chamado do governador e do vice por um gestor com capacidade de realização, assumi a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
FREPEM Discute Plano Estadual de Educação Empreendedora com Diretora do Centro Paula Souza
O Plano visa inserir disciplinas de empreendedorismo nas Escolas de Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais, vinculadas à Secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.
A cultura empreendedora deverá tornar-se matéria eletiva nas escolas públicas estaduais que oferecem ensino médio e ensino técnico, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor, possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando o comportamento empreendedor, naqueles que irão ingressar no mercado de trabalho ou irão criar negócios próprios.
Itamar Borges, autor da Lei apresentou à professora Laura oportunidades de cooperação com diversas entidades presentes e que já desenvolvem programas de educação empreendedora. “Quando fui prefeito em Santa Fé do Sul implantamos o programa de empreendedorismo e foi muito importante para motivar os alunos, integrar as escolas com as famílias e reduzir a evasão escolar. Ganhamos o prêmio do IDEB de melhor escola pública do ensino fundamental do Brasil”, afirmou o parlamentar.
Rebeca D`Almeida da Aliança Empreendedora relatou a experiência de 10 anos na formação de mais de 20 mil empreendedores. Geraldo Lima do Sindcont disse que os 80 mil contabilistas do estado de São Paulo têm muito interesse, experiência e certamente contribuirão com a implementação do Plano. Eduardo Vilas Boas, sócio de José Dornelas da Empreende, contou a experiência realizada com escolas da Secretaria da Educação, e que a metodologia recebeu recursos da FAPESP, para tornar-se “on-line”, tanto para capacitação de professores, quanto para os próprios alunos desenvolverem as atividades.
Bruna Eboli da Endeavor falou sobre as atividades para apoiar os empreendedores de alto impacto e as pesquisas sobre empreendedorismo. Luiz Carlos de Barros, educador financeiro da DSOP descreveu a experiência realizada para mais de 1500 escolas, os materiais didáticos e publicações sobre educação financeira. Alex Hussni e Julio Gabriolli da Transformação Empreendedora trabalham para desenvolver o comportamento empreendedor nas pessoas, tanto em profissionais e executivos de grandes empresas, quanto para jovens que estão entrando no mercado de trabalho.
Beatriz Cricci, empresária e diretora do DEMPI/FIESP, narrou sua trajetória empresarial, as ações da FIESP e a importância dos programas de capacitação. José Eduardo Lelis da Federação da Agricultura e do Senar falou sobre a importância dos programas de empreendedorismo para o setor, que congrega mais de 250 mil produtores rurais, responsáveis por 35% do PIB paulista. José Maria Chapina Alcazar da Federação das Associações Comerciais falou sobre a importância dos programas de educação empreendedora, para mais de 400 Associações Comerciais e para as 5 milhões de empresas paulistas.
Silverio Crestana, consultor do Sescon-SP e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Relatou o processo participativo de formulação do Plano Estadual de Educação Empreendedora e do Projeto Piloto desenvolvido com a Secretaria da Educação, em parceria com especialistas de várias instituições, algumas que não puderam participar da reunião, como o Sebrae-SP e a Junior Achievement.
A professora Laura Laganá ficou muito entusiasmada com as experiências relatadas, e manifestou a vontade de aproveitar todas as contribuições para impulsionar ainda mais as atividades de educação empreendedora que já são realizadas, tanto nas escolas técnicas, quanto nas faculdades de tecnologia.
O Centro Paula Souza administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 64 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), reunindo mais de 283 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios.
Na próxima semana a FREPEM realizará audiência com o Secretário da Educação para também tratar da implantação do Plano na rede pública de ensino médio.
Assessoria de Imprensa
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Itamar Borges
Estou em meu quarto mandato como deputado estadual de São Paulo. Advogado, tive experiência no comércio e fui professor universitário. Na política, já fui vereador e prefeito por três vezes na minha cidade natal. Em 2021, atendendo o chamado do governador e do vice por um gestor com capacidade de realização, assumi a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
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