fbpx
  • Home
  • “São Paulo é o grande pólo produtor agropecuário”, diz secretário Arnaldo Jardim

“São Paulo é o grande pólo produtor agropecuário”, diz secretário Arnaldo Jardim

dsc_0391 dsc_0440

 

A Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa de São Paulo (CAE), presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), recebeu nesta terça-feira, 14 de dezembro, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para prestação de contas do andamento da gestão e avaliação das ações, programas e metas da secretaria. O secretário-adjunto, Rubens Rizek, também esteve presente.

 

Jardim pediu apoio aos parlamentares diante de dois projetos da secretaria. O primeiro é a lei da agroindústria artesanal em que secretário fez menção ao Mercado SP, importante evento que aconteceu durante seis finais de semana em São Paulo expondo produtos de laticínio, mel e banana, frutas e legumes, embutidos, peixes e crustáceos, e por último, suínos, caprinos e ovinos.

 

O segundo diz respeito às regras mais efetivas na utilização dos agrotóxicos e agroquímicos.

 

O secretário explicou que a secretaria atuou em quatro eixos estratégicos, agricultura em harmonia com o meio ambiente; apoio ao pequeno produtor e agricultura familiar; São Paulo centro de produção do conhecimento e qualidade, segurança e saudabilidade dos alimentos.

 

“O Estado de São Paulo é o grande pólo produtor agropecuário do Brasil, é extremamente dinâmico. É o segundo estado em termo de valor da produção agropecuária, é a central de produção do conhecimento agropecuário, pois tem os principais fabricantes de insumos, fábricas e institutos, além de ser o centro de negociação do setor”, disse o secretário Arnaldo Jardim.

 

Entre as principais ações da secretaria sobre a agricultura sustentável, Jardim destacou o mutirão de técnicos da secretaria para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR); a conclusão de projeto de pesquisa em integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILFP); a aprovação da lei do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que é um equilíbrio do meio ambiente com a agricultura, falou também sobre o novo decreto que regulamenta a piscicultura, entre outras ações.

 

“Estamos vivendo uma crise, o país tem diminuído 3% ao ano. O setor agropecuário no Brasil manteve saldo positivo e isso aconteceu nos últimos três anos. Em 2016 o setor cresceu no Brasil cerca de 2%. Em São Paulo tivemos um crescimento importante e os principais produtos do estado são: a cana de açúcar, a avicultura, a laranja e os produtos florestais”, afirmou Jardim.

 

Na extensão rural a secretaria apoia o pequeno produtor, o Programa Microbacias tem adesão de 350 entidades e associações agregando renda e fazendo a diferença. O secretário falou ainda sobre a nova forma de combater o cancro cítrico, sobre o setor de pesquisa com institutos integrados, o atendimento da CATI com escritórios regionais, entre outros.

 

Itamar Borges ressaltou o excelente trabalho realizado pelo Arnaldo Jardim e toda equipe da secretaria. “É um trabalho de excelência nas ações, nos convênios, em parcerias que a secretaria realiza e em todos os segmentos do agronegócio. O secretário fez um balanço, falou dos muitos programas em andamento e muitos prontos pra entrar em prática que estimula o agronegócio que é a locomotiva do estado de São Paulo e do país”, revelou Itamar.

 

O parlamentou lembrou que a Comissão aprovou um conjunto de emendas com vários itens de programas voltados a pasta da agricultura.

 

“São instrumentos importantes de ação para fortalecer a agricultura paulista que não aconteceria sem o apoio da Assembleia de SP, tanto na aprovação do orçamento, como na constituição de frentes parlamentares”, concluiu Jardim que entregou um documento com os projetos e programas da secretaria a todos os deputados presentes na reunião.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment