fbpx
  • Home
  • Economia Criativa Movimenta R$ 155 Bilhões no Brasil

Economia Criativa Movimenta R$ 155 Bilhões no Brasil

 

São consideradas indústrias criativas aquelas que têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais, e que potenciam a criação de riqueza e de empregos através da produção e exploração da propriedade intelectual, por exemplo: artes, arquitetura, artesanato, gastronomia, design, design de moda, publicidade, cinema e vídeo, software educacional e de lazer, música, difusão por rádio, internet e televisão, edição (escrita e publicação), jogos eletrônicos, pesquisa e desenvolvimento entre outros.

 

“São produtos e serviços vinculados tanto à cultura e arte quanto à ciência e tecnologia, os dois grandes campos nos quais a criação humana faz a diferença e gera valor agregado”, diz Ana Carla Fonseca, professora do curso de economia criativa e cidades criativas da FGV.

 

São Paulo terá Centro de Referência em empreendedorismo, tecnologia e economia criativa

O Governo do Estado de São Paulo e o Sebrae estão implantando o centro na antiga cede do governo – Palácio dos Campos Elíseos.

 

O Decreto nº 62.699 de 14 de Julho de 2017 deu permissão de uso gratuito do prédio restaurado por cinco anos ao Sebrae-SP, e assegura em contrapartida: visitação pública e gratuita às exposições e mostras em temas de empreendedorismo, tecnologia e economia criativa; a manutenção de cursos de formação, capacitação e aprimoramento em educação empreendedora destinados a docentes da rede pública de ensino;  oferta gratuita de espaço “coworking” e de capacitação para projetos incubados, voltados à economia criativa; estruturação e visitação de espaço memória do Palácio e região.

 

“Estamos fazendo uma parceria com o Sebrae, entregando o prédio totalmente restaurado para que possamos ter um Centro Nacional de Empreendedorismo de Inovação e Tecnologia com startups, ensino, coworking e também museu. Um grande ganho para São Paulo, o Palácio Campos Elísios restaurado e o conteúdo voltado aos jovens e a inovação”, disse o governador Geraldo Alckmin.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da ALESP comentou: “O conhecimento, o empreendedorismo, a inovação e a criatividade é o que determina o sucesso dos países mais desenvolvidos. Em SP lutamos por políticas públicas que estimulem a educação empreendedora, a inovação e a economia criativa. Essas são bandeiras da FREPEM e comemoramos a criação desse importante centro”.

 

A inauguração dos espaços será feita em mais de uma etapa. Em outubro, serão abertas as áreas de atendimento e capacitação, a Residência dos Empreendedores (ambiente de coworking) e a incubadora de projetos. A partir de 2018, estarão em funcionamento a Casa Histórica, o MidiaLAB e espaço para exposições e desfiles. O projeto respeitará a arquitetura e a história do local e também prevê a criação de um espaço colaborativo.

 

Saiba mais em:

 

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/08/1912648-industrias-criativas-crescem-no-pais-mas-ainda-falta-investimento.shtml;

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/07/sebrae-tera-centro-de-economia-criativa-em-predio-historico-de-sao-paulo.html;

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/palacio-dos-campos-eliseos-vai-abrigar-centro-de-economia-criativa-do-sebrae-sp/;

http://agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sebrae-tera-centro-de-economia-criativa-em-predio-historico-de-sao-paulo,49f4072348e3d510VgnVCM1000004c00210aRCRD;

http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/478603569/decreto-62699-17-sao-paulo-sp?ref=topic_feed

leave a comment