fbpx
  • Home
  • Municípios que integram consórcio da Saúde reivindicam atenção do Estado

Municípios que integram consórcio da Saúde reivindicam atenção do Estado

 

Em audiência com o secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e sua equipe, em 19 de março, o deputado Itamar Borges, acompanhado dos prefeitos do consórcio Consagra, dos municípios de Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã, Santa Clara e Rubineia, e do deputado e Carlão Pignatari (representado), pediu atenção do Estado para suporte e manutenção dos recursos do consórcio.

 

Um dos motivos para o pleito é a sobrecarga na santa casa. Quando o projeto passou da Secretaria Estadual da Saúde para o âmbito federal, houve redução de recursos. Além disso, juntas, estas cidades somam 47 mil habitantes, no entanto, cerca de 70 mil pessoas passam pela região, que faz divisa com o Mato Grosso do Sul, entre turistas e estudantes. Em suma, o consórcio foi contratado para atender 50 mil pessoas, mas precisa atender a 120 mil. Hoje, as prefeituras da região destinam em média 30% do orçamento para a Saúde, percentual acima do obrigatório por lei, que é de 15%.

 

Avaliação da Secretaria

 

De acordo com Osmar Mikio Moriwaki, coordenador de Regiões de Saúde, serão realizados estudos para levantar o real déficit financeiro da santa casa.

 

Germann garantiu que em breve será possível estudar as demandas e priorizar o destino do orçamento remanescente. A ideia, de acordo com o secretário, é repassar recursos aos municípios para atender projetos como este da santa casa.

 

Participaram da reunião os prefeitos Ademir Maschio (Santa Fé do Sul), Alaor Pasian (Santa Rita D’Oeste), Rubens José Belão (Três Fronteiras), Marcos Alves (Nova Canaã), Wair Jacinto Zapelão (Santa Clara D’Oeste) e Aparecido Goulart (Rubineia).