fbpx
  • Home
  • Programa apresentado pelo secretário de Agricultura contempla, no mínimo, 30 objetivos do Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional

Programa apresentado pelo secretário de Agricultura contempla, no mínimo, 30 objetivos do Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional

 

 

 

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, lançou na quinta-feira, dia 12 de agosto, o Programa AgroSP + Seguro e anunciou Ações para o Agro Paulista, do Governo do Estado.

Os investimentos em ações de segurança alimentar, agricultura familiar, para o produtor rural, segurança no campo, rotas rurais, melhorias nas estradas, Arranjos de Produtivos Locais (APL´s), tecnologia no campo e investimento em pesquisa atendem mais de 30 objetivos específicos do Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLANSAN/SP).

Os anúncios e entregas foram realizados em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do Vice-Governador Rodrigo Garcia; do ex-ministro e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paolinelli;  do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; do presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari; do Presidente do Sebrae-SP e‍ vice-presidente da Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles; do presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande; entre prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas e do Agro.

Durante o evento, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, ressaltou a importância do setor dos agronegócios, responsável por 14% do PIB e por 40% das exportações estaduais, lembrando que desde que aceitou o desafio para ingressar na Secretaria, seguiu a orientação do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia para ouvir o setor do agro. “Desde o primeiro dia tenho, junto com o secretário-executivo Francisco Matturro, ouvido nosso time da Secretaria, as empresas, associações, cooperativas, produtores, prefeitos, parlamento e todos os elos da cadeia produtiva do Agro”, afirmou.

Em sua fala, Borges ainda ressaltou o papel do governador para a vacinação do Brasil. “São Paulo é Governo, é respeito ao meio ambiente, é vacina, é desenvolvimento e hoje é ainda mais agro, com o lançamento do programa AgroSP+Seguro, para dar tranquilidade para a população do campo, e com a liberação de mais de R$ 215 milhões para linhas de crédito e seguro rural, para produtores rurais que estão sofrendo com a pandemia, crise hídrica e geada”, disse.

Com o discurso voltado para o reconhecimento do agro paulista, o governador João Doria falou da importância em desenvolver ações que agreguem valor à produção da agricultura e que fortaleçam o agricultor. Doria reconheceu a atuação dos gestores que o antecederam, mas reforçou a necessidade em buscar recursos para aprimorar os projetos e programas. “Hoje temos boa vontade, e recurso para executar as propostas apresentadas por um time de secretários estaduais que trabalham unidos em prol de um Estado cada vez mais forte”.

Com os investimentos, o PLANSAN tem em torno de 30 objetivos específicos atendidos dos 67 propostos no plano, dispostos em nove desafios, com vigência até 2023. O documento aprovado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SP) e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN/SP), ambos vinculadas a Coordenadoria de Agronegócios (CODEAGRO), reivindicaram questões como ampliação das políticas públicas de acesso ao alimento às pessoas em situação de rua em centros urbanos e grupos populacionais em vulnerabilidade social em regiões rurais e urbanas, além de ações integradas.

Outra meta contemplada, é o atendimento aos grupos populacionais vulneráveis e expostos à situação de fome e desnutrição. Além da garantia de informação de qualidade e o acesso aos programas de geração e complementação de renda no território de São Paulo, por meio do programa de tecnologia apresentado.

Assim como no Plano Estadual, os investimentos garantem articulação municipal; apoio financeiro aos representantes de entidades sociais que atuam na agricultura, convênios com municípios para entrega de alimentos saudáveis, produção aliada ao desenvolvimento sustentável, valorização do campo, com a promoção de acesso e tecnologia, fortalecendo a estrutura de crédito para pequenos agricultores familiares.

Além disso, a medida anunciada pelo secretário Itamar Borges, visa fortalecer as ações intersetoriais de segurança alimentar e garante a capacidade dos municípios em atuarem no desenvolvimento rural sustentável, com base em uma agricultura cada vez mais saudável.
Os convidados ainda puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Secretaria de Agricultura. No saguão do Palácio dos Bandeirantes, estandes dos departamentos faziam exposição do trabalho realizado em prol dos 645 municípios paulistas.