fbpx
  • Home
  • Itamar Borges participa de reunião na Fiesp sobre a competitividade da indústria brasileira

Itamar Borges participa de reunião na Fiesp sobre a competitividade da indústria brasileira

O deputado estadual Itamar Borges, que é membro do Cosec – Conselho Superior de Economia, da FIESP em São Paulo participou da reunião mensal, que teve como pauta, a pesquisa realizada pelo economista Mario Bernardini sobre “A Competitividade da Indústria Brasileira”.

Foram apresentados indicadores mostrando que no período de 2000 a 2010 a indústria perdeu mercado interno e externo. Vários fatores estão contribuindo para isso, e dentre eles estão o “custo Brasil”, associado aos custos dos insumos básicos, dos impostos embutidos e não recuperáveis, e do custo de capital. A participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) caiu para menos de 15%, num claro processo de desindustrialização, enquanto que o índice de importações cresceu em todos os segmentos. Isso é um desastre a médio e longo prazo porque o Brasil está perdendo divisas, empregos, renda e impostos.

Os fatores que impactam negativamente a competitividade da indústria brasileira são múltiplos e o estudo ponderou a contribuição dos seguintes itens: Baixa qualidade do sistema educacional e menor nível de escolaridade; obsolescência da infra-estrutura de transportes; elevados custos portuários; estrangulamento do sistema energético; custos de transação elevados; custos complementares em saúde e segurança; dificuldade de acesso ao capital e outros.

Para o deputado estadual Itamar Borges “A dificuldade do empresário não é apenas suportar a carga tributária brasileira, que é uma das mais altas do mundo, mas suportar a burocracia brasileira que dificulta todos os empreendedores e por isso o primeiro desafio é simplificar os processos de tributação e funcionamento das empresas brasileiras”. “O empresário precisa focar no seu negócio, e não, trabalhar para atender as exigências burocráticas” disse o parlamentar que defende essa posição na Frente Parlamentar do Empreendedorismo da qual é coordenador na Assembleia Legislativa.

Borges ressalta ainda que o Brasil não deve abrir mão da posição de destaque conquistada pela sua indústria. “Precisamos inovar, agregar valor aos produtos, fortalecer a indústria de transformação e não podemos aceitar o “destino” de viver da produção e exportação de commodities” concluiu o parlamentar.

Assessoria de Imprensa

leave a comment