fbpx
  • Home
  • Com Jocelino Soares, Rio Preto brilha no Prêmio Inezita Barroso

Com Jocelino Soares, Rio Preto brilha no Prêmio Inezita Barroso

 

Artista, que está completando 50 anos de carreira, foi indicado ao prêmio pelo deputado Itamar Borges

Um dos mais importantes artistas em atividade em Rio Preto, o pintor e escritor Jocelino Soares recebeu o Prêmio Inezita Barroso na manhã desta sexta-feira (1/3) durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Principal premiação cultural realizada pelo Parlamento Paulista, o Prêmio Inezita Barroso reverencia pessoas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente, como é o caso da obra de Jocelino, indicado ao Prêmio pelo deputado estadual de Rio Preto Itamar Borges.

“Como bem o definem seus críticos, Jocelino é o ‘artista do povo da roça, que pinta o campo, o interior do mundo’ ou ainda que transforma em arte a criação maior que nasce da terra, que brota de almas simples e genuínas, que transborda dos ribeirões e salta dos olhares prenhes de sonhos”, diz Itamar ao justificar a indicação do artista.

Aos 68 anos, Jocelino, que acaba de completar 50 anos de carreira, tem extenso currículo de participações e prêmios em exposições Brasil afora e mesmo no exterior, com mostras na Itália e nos Estados Unidos.

Além da pintura, o artista também se aventura como escritor. É autor de livros e cronista no “Diário da Região”, principal jornal de São José de Rio Preto, a cidade onde mora desde menino.

Assim como seus quadros, seus escritos tematizam a vida no campo, que ele procura captar já a partir da linguagem que emprega nos textos.

Desde 2017, mantém programa radiofônico na Rádio Educativa FM 106.7 “Café com Viola”, das 6h às 7h da manhã. Elevando a cultura caipira. A emissora é da Prefeitura de Rio Preto.