fbpx
  • Home
  • Criatório Caiman (jacaré-de-papo-amarelo) recebe a visita do Secretário de Agricultura de SP

Criatório Caiman (jacaré-de-papo-amarelo) recebe a visita do Secretário de Agricultura de SP

 

Na cidade de Porto Feliz, o Criatório Caiman cria em cativeiro jacarés-de-papo-amarelo, de forma sustentável para explorar o potencial econômico com a carne do animal e a utilização da pele.

 

E no sábado, 5, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o Secretário Executivo, Francisco Matturro, o Subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, e o coordenador da APTA-SAA, Sérgio Tutui, conheceram a criação em cativeiro da espécie, onde todo o ciclo de vida dos animais acontece, até chegar ao Abatedouro Aruman, na mesma propriedade. O ciclo é completo em 18 meses e os animais atingem até 20 kilos.

 

O Proprietário do Criatório Caiman e do Abatedouro Aruman, Ari Palomo del Alamo, o médico-veterinário do Criatório, Luís Bassetti, o gerente comercial do Abatedouro Aruman, Leandro Munhoz, e o consultor técnico do Abatedouro, Roberto Imai, conduziram a visita do Secretário que conheceu a área de criação, incubação e o frigorífico.

 

O nascimento do (jacaré-de-papo-amarelo) acontece apenas uma vez por ano e, na ocasião, o Secretário Itamar Borges pode presenciar este momento.

A carne é inspecionada (SIF/SISP), sendo rica em proteínas e baixo índice de gordura. Já o couro apresenta flexibilidade e resistência, abastecendo o mercado e mostrando os diversos potenciais do Agro no Estado de São Paulo.

 

A criação em cativeiro do jacaré-de-papo-amarelo começou em 1988, quando foi implantado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, pelo Laboratório de Ecologia Animal (ESALQ/USP), o Programa de Propagação em Cativeiro do Jacaré-de-Papo-Amarelo (JPA).

 

Também participou da visita o diretor substituto da CATI Regional de Sorocaba, José Gustavo.