fbpx
  • Home
  • Frente do Empreendedorismo liderada pelo deputado Itamar Borges Propõe Unificação dos Cadastros de Empresas em São Paulo

Frente do Empreendedorismo liderada pelo deputado Itamar Borges Propõe Unificação dos Cadastros de Empresas em São Paulo

Na busca por um ambiente de negócios mais simplificado e eficiente, o deputado Itamar Borges apresentou a Indicação 3184/24, direcionada ao governador Tarcísio de Freitas, propondo a implementação da unificação de todos os números de cadastros de empresas pelo CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), como define a Lei Federal LC123 de 2006.

A iniciativa proposta pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM) – liderada pelo presidente deputado Itamar Borges e que reúne 54 deputados e lideranças e 62 instituições de apoio aos empreendedores e micro e pequenas empresas- visa eliminar a necessidade de registro em diferentes órgãos, como a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), reduzindo significativamente a burocracia e os custos para as empresas.

A indicação foi sugerida e debatida em reunião geral da Frepem, realizada em Fevereiro deste ano. E logo após revisada pelas principais instituições empresariais.

“Atualmente, as empresas se deparam com uma multiplicidade de cadastros, o que torna o processo de abertura, alteração e encerramento de atividades extremamente complexo e oneroso”, explica o Itamar. “Com a unificação, pretendemos simplificar a vida dos empreendedores, impulsionar a formalização de negócios e contribuir para o crescimento da economia paulista.”

A expectativa é que o Governador tome a iniciativa de apresentar um Projeto de Lei ou Decreto regulamentando essa medida.

Benefícios da Unificação dos Cadastros:
* Redução da burocracia: Eliminação de registros em diferentes órgãos, diminuindo o tempo e os custos para as empresas.
* Economia: Simplificação dos processos administrativos, resultando em menor gasto com taxas e despesas.
* Estímulo à formalização: Facilitação da legalização de negócios, impulsionando o crescimento da economia formal.
* Melhoria do ambiente de negócios:Atração de investimentos e geração de empregos.
* Eficiência na fiscalização: Combate à sonegação fiscal e otimização da arrecadação de impostos.
* Alinhamento com legislações: Adequação às leis federais e municipais, promovendo a integração dos processos empresariais.

Ação pioneira e necessária:
A proposta coloca São Paulo na vanguarda da simplificação burocrática para empresas, alinhando-se a iniciativas semelhantes em outros municípios brasileiros. “Acreditamos que a unificação dos cadastros é um passo fundamental para desburocratizar o ambiente de negócios e impulsionar a competitividade do nosso estado”, afirma o parlamentar.

Próximos passos:
A Frepem pretende reunir-se com a Secretaria da Fazenda, entre outras Secretarias do Governo para acompanhar a implementação dessa medida, da mesma forma que atuou na proposição de outras medidas já adotadas pelo Executivo Paulista.