fbpx
  • Home
  • Frepem e entidades contábeis debatem os impactos da crise Covid-19

Frepem e entidades contábeis debatem os impactos da crise Covid-19

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da Alesp, deputado Itamar Borges, participou por vídeoconferência do evento “Profissão Contábil em Debate – Dominando a Crise: Inovação e Ações Empreendedoras” realizado pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista, nesta terça-feira, 31 de março. O evento mediado por Marcelo Monello, contou com a participação dos presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina; do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Jr; e da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior. Aproximadamente 2300 contabilistas e profissionais interessados no tema participaram pelo canal do youtube.

 

Itamar Borges informou sobre medidas que estão sendo discutidas com o Governo do Estado, “Ainda hoje de manhã tivemos uma reunião virtual do Colégio de Líderes da Assembleia com o vice-governador Rodrigo Garcia e defendi o pleito para postergação do ICMS para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional. Também solicitei a posição sobre o Ofício com outros pleitos do setor contábil. O vice-governador informou que esses pleitos estão  sendo analisados pela SEFAZ e ainda nesta semana seriam tomadas algumas medidas”, disse.

 

O parlamentar também ressaltou o trabalho da classe contábil. “Em situações de crise como essa, é importante manter o diálogo e união. O setor contábil está dando exemplo, neste momento em que a prioridade é cuidar da saúde das pessoas, também busca trocar experiência para dar continuidade às atividades contábeis, que são essenciais para a manutenção das empresas, dos serviços, e dos empregos. O mundo será outro depois da crise. As famílias, as empresas, as cidades e os países serão diferentes. Seguiremos unidos e firmes no propósito de contribuir para a superação dessas dificuldades”, disse o deputado Itamar.

 

Em relação ao Congresso Nacional, o parlamentar chamou a atenção para o Projeto de Lei 1179/2020, do senador Anastasia, protocolado no Senado dia 30/03. O projeto deverá tramitar em regime de urgência e visa a suspensão de eficácia de algumas normas, durante o período de calamidade pública. Intervenção mínima para evitar a ampliação do calote generalizado. Envolve a suspensão de prazos prescricionais de contratos e processos. Admissão de assembleias virtuais. O PL busca garantir segurança jurídica durante esses meses.

 

Os dirigentes das instituições contábeis informaram sobre as medidas que estão sendo tomadas em cada entidade e também compartilharam experiências e ações que realizaram em suas empresas contábeis, tais como: home office, atendimento à distância, isolamento social, quarentena, férias, e outras preocupações. A próxima vídeo conferência tratará de auditorias, perícias e assessorias específicas, dia 07 de abril, às 16h, e os interessados deverão buscar informações nos sites de suas entidades representativas.