fbpx
  • Home
  • Governador Rodrigo sanciona lei que cria Código de Defesa do Empreendedor

Governador Rodrigo sanciona lei que cria Código de Defesa do Empreendedor

Imagem tirada em meados de 2020, período de pandemia da Covid-19

A lei que cria o Código de Defesa do Empreendedor, com normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício da atividade econômica, assim como disposições sobre a atuação do Estado como agente regulador, foi sancionada pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).

 

Para o deputado Itamar Borges, a nova legislação deixará o ambiente de negócios mais amigável para as atividades produtivas. “O empreendedor precisa ter liberdade para produzir, ter um negócio próprio, gerar renda e trabalho, contribuir com o desenvolvimento e oferecer serviços e produtos para a sociedade. A lei 17.530, de autoria dos deputados Sergio Victor e Ricardo Mellão, membros de nossa Frente Parlamentar do Empreendedorismo e sancionada pelo governador Rodrigo é um importante marco para desburocratização e simplificação na vida das empresas paulistas. Agora, São Paulo tem um Código de Defesa do Empreendedor”, comemorou o deputado Itamar Borges, presidente da Frepem.

 

Dentre as principais mudanças instituídas estão a simplificação do processo de abertura e encerramento das empresas; a criação de um sistema digital para a obtenção simplificada dos documentos necessários aos processos de registro, abertura, funcionamento, modificação e extinção de empresas; a simplificação do sistema tributário para diminuir o custo operacional dos empreendedores e facilitar a fiscalização; além da simplificação do cumprimento das obrigações tributárias acessórias.

 

O novo marco legal ainda estabelece obrigações aos empreendedores que deverão, principalmente, exercer suas atividades econômicas com a presunção de boa-fé perante o Poder Público e salvaguardar todas as documentações pertinentes ao exercício para fins comprobatórios e fiscalizadores.

 

Já as autorizações, alvarás de funcionamento e outras declarações estaduais, cuja fixação é obrigatória no interior das empresas, poderão agora estar dispostas em ambiente digital com amplo acesso público e de fácil visualização.

“Mais uma conquista importante que Frepem comemora. Juntos, sempre lutamos por um melhor ambiente de negócios, menos burocracia, mais simplificação, e apoiamos ações que buscam o desenvolvimento das empresas, especialmente das micros e pequenas. Afinal, investir no empreendedorismo é contribuir com a geração de emprego e renda para a população e com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o deputado Itamar Borges.

 

A nova legislação e entrará em vigor em 90 dias.