fbpx
  • Home
  • Heveicultura vai voltar a crescer em SP preveem lideranças do setor

Heveicultura vai voltar a crescer em SP preveem lideranças do setor

Itamar Borges , secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Francisco Matturro, secretário-executivo da Pasta, receberam em audiência o presidente da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), Fábio Magrini; Fernando do Val Guerra e Diogo Marques Esperante, diretores da entidade. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 28 junho, e contou com a presença de Alberto Amorim e Ariel Mendes, membros da Assessoria Técnica da Secretaria.
O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural e responde, segundo o IBGE, por 68,2% do volume total produzido no País. Em 2020, a borracha ocupou a 19ª colocação no ranking do Valor da Produção Agropecuária do Estado, com valor superior a R$ 639 milhões, conforme levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). Em relação ao número de propriedades agrícolas, de acordo com o Censo Agropecuário Paulista (LUPA 2016/17), o estado registra 6.886 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) com seringais, ocupando área de 132.659,12 hectares. Esse levantamento também apontou que a heveicultura está presente em 305 municípios paulistas, sendo que em torno de 10% deles somam 50% da área estadual. A heveicultura encontra-se entre as principais culturas das regiões de Votuporanga e Fernandópolis, São José do Rio Preto, que é conhecida como a capital da borracha.
São Paulo é o único estado da federação que reúne todos os elos da cadeia: produtores, beneficiadoras e pneumáticas. Toda essa estrutura estava bastante pressionada em função de uma regulamentação que obrigava os produtores paulistas a adquirirem mudas cultivadas em viveiros elevados. Essa orientação mostrou-se impraticável porque essas mudas não se desenvolviam quando transportadas para o solo.
Leia a notícia completa em: https://www.agricultura.sp.gov.br/