fbpx
  • Home
  • Programa Rotas Rurais é tema de reunião com equipe técnica da Secretária de Agricultura de São Paulo

Programa Rotas Rurais é tema de reunião com equipe técnica da Secretária de Agricultura de São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, receberam a equipe técnica da pasta para debater o programa Rotas Rurais. O diretor do IEA (Instituto de Economia Agrícola), Celso Vegro, a pesquisadora científica do IEA, Priscilla Fagundes, e o pesquisador técnico IEA, Vagner Martins, apresentaram o histórico e as projeções para o programa.
O Rotas Rurais é um projeto que visa levar mais competitividade para o Agro paulista e segurança para o campo através do endereçamento da zona rural. Já teve como projeto piloto as cidades de Itu e Pardinho, onde foram feitos os endereçamentos digitais, e agora deve ser estendido para todo o Estado de São Paulo.
O mapeamento permite mais segurança para a área rural, melhores condições de logística para o agronegócio e mais facilidade de acesso à saúde e educação para os moradores do campo.
De acordo com a pesquisadora do IEA, o projeto é considerado um Case mundial de geolocalização em áreas rurais, sendo feito de maneira prática, pois os proprietários rurais fazem a autodeclaração da propriedade por meio de um aplicativo que pode ser baixado pelo smartphone (IOS/Android). O programa é feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública para o compartilhamento da base de dados e para evitar fraudes.
Participaram da reunião os assessores técnicos do Gabinete Alberto Amorim, Orlando Castro, Ariel Mendes; os assessores parlamentares, Henrique Guimarães, Edson Araújo Filho, Cel. Carlos Blanco, Kiko Danieletto, Antônio Carlos Filho e Fábio Lavagetti; o chefe de gabinete, Ricardo Lorenzini; o coordenador CDRS/Cati (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), Alexandre Grassi; o coordenador CDRS substituto, João Brunelli Júnior; o coordenador da APTA, Sergio Luiz Tutui; e o coordenador do grupo de convênios do Gabinete, Eduardo Sena.