Evento ocorreu no Engenho Central de Piracicaba, onde também foi anunciada a publicação do Guia da Cachaça Paulista, com lançamento previsto para maio

 

Na manhã desta quinta-feira, 24.03, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges,  e o secretário-executivo,  Francisco Matturro, participaram da abertura do 1° Fórum da Cachaça SP, em Piracicaba. O evento marcou também o início da produção do livro da SAA que vai elencar todos os municípios do estado produtores de cachaça de alambique e suas características.

 

O 1° Fórum da Cachaça reuniu 12 alambiques de diversas regiões do estado. São Paulo é responsável por 45% da cachaça do Brasil.

 

A Secretaria da Agricultura já  mapeou mais de 339 mil unidades produtivas artesanais no Estado de São Paulo, das quais 412 têm alambiques. “Estamos aqui para valorizar a cadeias produtivas do Estado, para valorizar os pequenos e médios produtores, seus alambiques, valorizar seus produtos e tornar sua história conhecida. Isso também é uma forma  de agregar valor a essa cadeia produtiva, não só em Piracicaba,  mas em várias regiões de São Paulo”, disse o secretário Itamar Borges.

 

Atualmente, 64 pesquisadores e técnicos de todas as áreas da SAA trabalham na orientação de produtores de cachaça paulista,  tanto em termos de formalização, como de apoio em termos tecnológicos e identificação de formações produtivas.

 

Acompanhada do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, a primeira dama do Estado de São Paulo, Bia Doria, também prestigiou o evento e parabenizou os produtores de cachaça e a SAA pela iniciativas do Fórum e do livro.

“A caipirinha – o drink genuinamente brasileiro, à base de cachaça, nasceu em Piracicaba”, lembrou o prefeito Almeida, afirmando estar honrado com a escolha da cidade para o lançamento do Fórum. Ele aproveitou o encontro para agradecer à SAA pela entrega de 5 máquinas  para a  cidade recentemente.

 

Guia da cachaça paulista

 

Em maio deste ano a publicação, coordenada pelo empresário Milton Lima, especialista no assunto, deve chegar ao público, com apoio da SAA.

De acordo com o escritor, trata-se de um livro de arte, que deve apresentar cerca de 70 municípios paulistas com tradição em produção artesanal de cachaça, com indicações de alambiques e cachaçarias e todo o aspecto histórico que os envolve.

“Eu estou muito animado com o envolvimento da secretaria nessa publicação e os produtores também”, disse Lima.