fbpx
  • Home
  • Secretário de Logística e Transportes recebe representantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção
Secretário de Logística e Transportes recebe representantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção

Secretário de Logística e Transportes recebe representantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção

Secretário de Logística e Transportes recebe representantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção

 

Concluindo o ciclo de reuniões sobre demandas das entidades integrantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção (Fpic), o deputado Itamar Borges esteve, em 8 de abril, com João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e representantes da cadeia produtiva da construção para apresentar propostas e pedir apoio. Na pauta, sugestões para aumentar o fluxo de produção nos segmentos envolvidos.

 

Secretário de Logística e Transportes recebe representantes da Frente Parlamentar da Indústria da Construção

O deputado explicou ao secretário e equipe técnica a função da Fpic e afirmou que esta série de reuniões realizadas nas secretarias – dos Transportes Metropolitanos, do Meio Ambiente, da Habitação, na Fazenda e DER – são para compartilhar propostas, comunicar entraves entender os planos do governo do Estado para que os setores possam se organizar em relação a planejamento e prazos. “Precisamos de previsibilidade. A falta de um cronograma claro dificulta o trabalho das empresas, gera insegurança jurídica e inviabilidade contratual. O importante é estabelecer a interlocução para que haja andamento das demandas”, disse o deputado, deixando a palavra aos representantes de cada setor.

 

Entre as propostas apresentadas: utilização do pavimento de concreto em ruas e rodovias; simplificação e agilidade no licenciamento; revisão para realinhar contratos do DER em relação à opção para desoneração da folha de pagamento; pedido de apoio ao movimento para controle e fiscalização de peso nas estradas incluindo a criação de um canal de comunicação com a Polícia Rodoviária para informar irregularidades em tempo real.

 

Planos da Secretaria

De acordo com o secretário, todas as propostas estão em estudo a fim de alcançar um plano de ação exequível, com condições de planejamento para o longo prazo, envolvendo tecnologia e o debate junto à sociedade. “Vamos transformar demandas e propostas numa agenda para criar um fórum de discussão e, a partir daí, definir o que é prioridade”. Machado Neto mencionou a existência de um conselho gestor para ajudar na construção da pauta de ações na Secretaria.

 

Em breve será agendado um novo encontro para dar encaminhamento ao que foi acordado.

 

Também participaram da reunião: Carlos Auricchio, diretor titular do Departamento da indústria da Construção e Mineração (Deconcic); Eduardo Machado Luz, diretor da Divisão da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin) do Deconcic; Luiz Abert Kamilos e Carlos Eduardo Prado, respectivamente, presidente e gerente técnico do Sindicato da Indústria da Construção pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp); Antero Saraiva e Luiz Eulálio de Moraes, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras); Mario Esper, vice-presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Paulo Camillo, presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic); Fernando Mentone, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco-SP).