fbpx
  • Home
  • 1.240 policiais civis são nomeados no Estado e novos concursos públicos serão abertos para a instituição

1.240 policiais civis são nomeados no Estado e novos concursos públicos serão abertos para a instituição

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, o deputado Itamar Borges (PMDB) esteve no Palácio dos Bandeirantes para a nomeação de 1.240 policiais civis e o anúncio da abertura de concurso público para mais 2.750 vagas na instituição.

 

As vagas são para diversas carreiras dentro da Polícia Civil. Também foram anunciadas outras medidas para a instituição. São 63 promoções para delegados e abertura de licitação para a compra de 80 novas viaturas. Ainda entra no pacote a modernização de 120 delegacias e restauro da Garagem Alfredo Issa.

 

“São grandes notícias, muito esperadas pela corporação. Durante a Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Polícia Civil, que presidi na Assembleia Legislativa recentemente, o secretário Mágino e o delegado geral Youssef Abou Chahin, haviam prometido a convocação de novos policiais e a abertura de concursos públicos. ”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

Os futuros policiais civis são os últimos aprovados nos concursos abertos em 2013. Os processos selecionariam policiais para 2.301 vagas, entretanto, foram chamados 3.937 candidatos. O total é aproximadamente 71% maior que o previsto inicialmente.

 

O deputado Itamar também lembrou que a Polícia Civil estava com o quadro funcional reduzido. “Muitas delegacias, especialmente no interior, estavam com déficit de pessoal. Este problema será sanado com a convocação dos novos policiais e também com a realização dos concursos públicos. Com a recuperação da economia, acreditamos que o Governo do Estado também poderá valorizar os salários da Polícia Civil, outra grande reivindicação dos policiais”, ressaltou.

 

Após a nomeação os policiais civis serão empossados e ingressarão nos cursos de formação da Academia de Polícia Civil Doutor Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Após 30 dias serão distribuídos pelo Estado.

 

Novos concursos e promoção de delegados

O governador assinou autorização para a abertura de 2.750 vagas em sete concursos públicos para a Polícia Civil. Os processos selecionarão 250 delegados, 800 escrivães, 600 investigadores, 200 papiloscopistas, 300 agentes de telecomunicação, 400 agentes policiais e 200 auxiliares de papiloscopistas. Com a contratação o Governo investirá mais R$ 15,5 milhões por mês no pagamento dos salários dos policiais civis.

 

Também foi anunciada a promoção de 63 delegados. Do total, 58 subirão da 2ª para a 1ª classe – que é a segunda mais alta na hierarquia, atrás apenas da especial – e os outros cinco ascenderão da 3ª classe, que é a inicial, para a 2ª. As promoções nas carreiras da Polícia Civil são concedidas de acordo com o tempo de serviço ou por merecimento dos agentes.

 

* Com informações do Governo do Estado

leave a comment