fbpx
  • Home
  • Assinada a portaria que regulamenta a implementação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica em programas de habitação

Assinada a portaria que regulamenta a implementação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica em programas de habitação

 

 

O presidente da Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC), deputado estadual Itamar Borges (PMDB), participou nesta quinta-feira, 10 de agosto, da cerimônia de assinatura da portaria que regulamenta a implementação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica em programas de habitação de interesse social realizados pelo Ministério das Cidades.

 

O encontro contou com a presença do presidente da FIESP, Paulo Skaf, do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, do Assessor Especial do gabinete do Ministro das Cidades, Olavo de Andrade Lima Neto, a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Arantes, do Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurélio de Queiroz, do diretor titular adjunto do Deconcic, Manuel Rossitto, e do diretor do Deconcic, Ronaldo Koloszuk.

 

A proposta está no âmbito do Protocolo de Intenções, originado durante a realização do 12º ConstruBusiness, firmado entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Ministério das Cidades e o Ministério do Trabalho, que faz parte das ações do Programa Compete Brasil da Fiesp, que visa desenvolver, modernizar e garantir a competitividade da cadeia produtiva da construção.

 

Itamar Borges falou sobre o apoio em relação à iniciativa. “Sabemos da importância do projeto e a FPIC nasceu com o propósito de, em parceria com as entidades do setor e empresários, participar e apoiar as interlocuções com governo”, disse o deputado Itamar Borges.

 

A proposta é coordenada pelo Deconcic com a colaboração de entidades da cadeia produtiva da construção, Furnas Centrais Elétricas S.A. e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar. Na ocasião, Manuel Rossitto fez uma apresentação sobre o estudo de eficiência energética com a inserção de energia solar fotovoltaica.

 

“A inovação é sempre um desafio, principalmente no setor público e esse é um tema que já deveria ter sido estabelecido no Brasil há mais tempo. A proposta nos possibilita implantarmos uma geração de energia alternativa utilizando um programa tem que diversas finalidades, gerando emprego e renda. Vamos trabalhar os próximos dias para transformamos esse trabalho numa portaria para que o programa Minha Casa Minha Vida e a grande massa dos programas de habitação comecem estabelecer e utilizar o sistema”, disse o Ministro Bruno Araújo.

 

Também participaram do encontro, Carlos Roberto Petrini e Paulo Camillo do Deconcic, Luiz Kamilos e Carlos Alberto Laurito do Sinicesp, presidentes e representantes de entidades do setor.

 

Assessoria de Imprensa

 

leave a comment