fbpx
  • Home
  • Câmara Federal realiza audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo para debater a Reforma Política

Câmara Federal realiza audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo para debater a Reforma Política

13-04-2015 - Comissão Especial da Reforma Política (4) Na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, o deputado Itamar Borges (PMDB) participou de audiência pública que apresentou propostas existentes de São Paulo para a Reforma Política, bem como foi aberto para que outras propostas fossem sugeridas. Essas audiências também acontecem em outros Estados para que ainda no primeiro semestre a Câmara Federal possa colocar em votação a redação final.

 

A audiência contou com a participação de deputados estaduais e federais, além de importantes organizações da sociedade civil.

 

Com abertura do presidente da Assembleia, Fernando Capez, o evento foi conduzido pelo deputado Edmir Chedid, coordenador da Reforma Política em São Paulo.

 

Itamar comentou a seriedade do assunto. “Este é um debate muito grande, com opiniões divergentes de vários setores da sociedade. O país precisa de uma reforma política e eventos como estes buscam apresentar essas diferentes opiniões e buscar alternativas”, afirmou.

 

Foram apresentados temas como sistemas eleitorais; financiamento de campanha; coincidência das eleições; reeleição; duração dos mandatos; suplência de senador; voto facultativo; cláusula de desempenho; coligações e federações partidárias; e prazos de filiação.

 

O deputado federal Baleia Rossi falou sobre o andamento do projeto de reforma política na Câmara Federal. “Há duas décadas se discute a reforma política no Brasil. Felizmente, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está dando celeridade para este assunto. Acredito que vamos conseguir votar um relatório na Comissão de Reforma Política e depois a matéria será votada pelo plenário da casa”, discursou.

 

Também participaram do evento os deputados federais Marcelo Castro, relator da Comissão de Reforma Política da câmara Federal e Capitão Augusto, coordenador da Reforma Política em São Paulo; e Sívlio Torres; o presidente da OAB, Márcio Costa; além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes do governo do estado e associações e organizações não governamentais.

Assessoria de Imprensa

leave a comment