fbpx
  • Home
  • Conselho Superior de Economia da Fiesp debate atual cenário econômico

Conselho Superior de Economia da Fiesp debate atual cenário econômico

DSC_0013 (Cópia)

 

O economista Octavio de Barros do Bradesco apresentou na quarta-feira (16/3), na reunião do Conselho Superior de Economia da Fiesp (Cosec), uma análise das incertezas e possibilidades de 2016.

 

A convite do ex-ministro Delfin Neto, presidente do Cosec, o deputado Itamar Borges que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da ALESP, também participou da reunião.

 

Octavio de Barros se mostrou otimista com as possibilidades da economia brasileira , se acontecer uma reversão do atual estado de falta de confiança, especialmente no campo político. A expectativa é que em 2016 a situação econômica retome o equilíbrio, e em 2017, poderá se iniciar a retomada do crescimento.

 

Segundo o economista, a “extraordinária diversificação da economia brasileira” permitirá a o crescimento do PIB de 2% em 2017 e 3% em 2018, com inflação baixa de 6,5% em 2016 e 4,5% em 17 e a redução da taxa básica de juros (Selic), dos atuais 14,25% para abaixo de 10% no final de 2017.

 

Também discutiu-se a necessidade de criar uma “agenda clara, firme, de  médio e longo prazo, para dar ideia de sustentabilidade”, e o Programa “Uma ponte para o futuro”, apresentado recentemente pelo PMDB poderá servir de referência para um acordo nacional, com vistas a governança orçamentária, com o estabelecimento de um teto para o crescimento de gastos, investimentos em infraestrutura para a expansão da capacidade produtiva,  associada à produtividade, e preservação do emprego.

 

Itamar Borges comentou que “a reunião do Cosec na FIESP é sempre uma grande oportunidade para reflexão sobre o país, e a brilhante apresentação do Octavio de Barros nos ajuda a compreender que mesmo na crise, o Brasil é grande, tem uma economia vigorosa, e as saídas passam por um grande entendimento nacional, e não pela polarização que se criou após as eleições de outubro passado”.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment