fbpx
  • Home
  • Cresce 27,5% aberturas de empresas em São Paulo

Cresce 27,5% aberturas de empresas em São Paulo

O deputado estadual Itamar Borges que é Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Presidente da Comissão de Atividades Econômicas na Assembleia comemorou os dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) que mostram crescimento na abertura de empresas no primeiro semestre.

A quantidade de empresas abertas no Estado cresceu 27,5% na comparação com o mesmo período de 2011. O número saltou de 214.901 para 274.051. O levantamento considera a soma de constituições deferidas pela Jucesp e as formalizações do programa Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, o crescimento é resultado das novas oportunidades do programa MEI para quem atuava na informalidade.

Para o deputado Itamar Borges, dentre os fatores que influenciam o aumento da formalização da atividade empresarial no Estado são as oportunidades do mercado formal e as políticas públicas em prol do empreendedorismo, que estão sendo implantadas, tais como as anunciadas recentemente pelo Governo do Estado, com a criação da Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa.

O objetivo da Subsecretaira é integrar todas as empresas aos programas de apoio, dentre eles: Portal Via Rápida Empresa, que funciona como um canal de incentivo no qual o empreendedor poderá realizar procedimentos relativos ao exercício de atividades econômicas dispensando deslocamentos.

Também foi formalizada a adesão da Prefeitura de São Paulo ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que deve reduzir de 120 dias para 15 dias o tempo de abertura de uma empresa na capital.

Outra importante medida anunciada foi o convênio com a Receita Federal para concessão simultânea do Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE) e da inscrição na Receita Federal (CNPJ) pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Para inovação tecnológica serão oferecidos R$ 85 milhões para pequenas empresas por meio de editais do programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) em parceria com entidades como a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 “Nosso Estado oferece infraestrutura diversificada e concentra o maior mercado consumidor da América Latina, o que favorece o empreendedorismo e a geração de emprego e renda”, conclui o deputado.

Assessoria de Imprensa

leave a comment