fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges apoia movimento Tabela SUS Reajuste Já! que reuniu mais de 600 pessoas em Porto Alegre

Deputado Itamar Borges apoia movimento Tabela SUS Reajuste Já! que reuniu mais de 600 pessoas em Porto Alegre

O presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, deputado Itamar Borges que integra o Movimento Nacional Tabela SUS Reajuste Já, manifestou apoio ao encontro regional que aconteceu em Porto Alegre/RS, com a adesão do Governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

Mais de 600 pessoas reivindicaram o reajuste de 100% da Tabela SUS, especificamente nos procedimentos de baixa e média complexidade. O encontro em Porto Alegre contou com a participação de Entidades do sul do Brasil. Sendo a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina e da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas daquele Estado, também organizadoras do evento. No Rio Grande do Sul, o Movimento ganhou adesão da Assembléia Legislativa do Estado, da Frente Parlamentar da Casa Legislativa, da União dos Vereadores, da Federação das Associações dos Municípios e do Governador Tarso Genro.

Tarso Genro reconheceu a legitimidade do pedido das Santas Casas de todo o País, afirmando que o aumento solicitado não teria um impacto tão grande no orçamento da União. Genro confirmou que no próximo dia 05 de abril terá uma audiência com a Presidenta Dilma Rousseff e o pleito das Santas Casas será apresentado.

Os encontros regionalizados do Movimento ainda acontecerão em outros Estados. O primeiro ocorreu em São Paulo (cidade que foi representada no RS pelo Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo, Dr. Edson Rogatti). Já estão sendo organizados atos no Paraná, Minas Gerais e Bahia. O próximo passo será no dia 08 de abril, onde todos os hospitais beneficentes brasileiros irão suspender as consultas eletivas do SUS.

Para Itamar Borges, o movimento “Tabela SUS, Reajuste Já” nasceu da necessidade de buscar solução aos problemas enfrentados por instituições filantrópicas de saúde, e é fundamental que ele se estenda por todos os Estados da Federação para que o movimento ganhe ainda mais força.

“As Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, são responsáveis por cerca de metade do atendimento público de saúde, a cada R$ 100 que as Santas Casas gastam no atendimento do SUS, recebem somente R$ 65, o que leva esses hospitais ao colapso, por isso a participação de todos é fundamental nesse processo”, encerra Borges.

Assessoria de Imprensa

leave a comment