fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges apoia reivindicações da AMENSP em audiência na secretaria de saúde

Deputado Itamar Borges apoia reivindicações da AMENSP em audiência na secretaria de saúde

Nesta quinta-feira, o deputado Itamar Borges, membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, acompanhou prefeitos ligados a Associação de Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo – AMENSP em audiência com o secretário-adjunto da Saúde, Dr. Pollara, para tratar da saúde da região, e de melhorias para o Hospital Estadual de Mirandópolis.

O deputado Itamar Borges, que é também presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, agradeceu o secretário-adjunto por receber a comitiva, e afirmou que a saúde ainda é um grande desafio a ser enfrentado no Estado.

O presidente da AMENSP, prefeito Arnaldo, de Pereira Barreto, falou sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios na área da saúde. “É uma região marcada por pequenas cidades, com poucos recursos, e sérios problemas na saúde”, afirmou.

A AMENSP representa 15 municípios, com um total de 250 mil habitantes: Mirandópolis; Lavínia; Valparaíso; Guararapes; Andradina; Pereira Barreto; Suzanápolis; Sud Mennucci; Murutinga do Sul; Rubiácea; Bento de Abreu; Guaraçaí; Castilho; Ilha Solteira e Itapura.

Após a fala do prefeito, o Dr. Pollara apresentou os programas desenvolvidos pela secretaria para aumentar a eficiência no serviço de saúde pública do Estado. “Falta no Brasil, principalmente, gestão e organização da saúde pública. É exatamente isso que estamos buscando fazer com os novos programas”, informou o secretário.

A Secretaria de Saúde dividiu os hospitais públicos de São Paulo em três categorias, hospitais estruturantes (referência em atendimentos complexos); hospitais estratégicos (de médio porte, que dão retaguarda aos estruturantes) e hospitais de apoio (pequeno porte). Essa divisão serve também para que seja calculado o valor da verba repassada aos hospitais.

No extremo noroeste do Estado, O Hospital de Araçatuba foi categorizado como estruturante, e receberá os casos graves de toda a região. Os hospitais de Andradina e Penápolis entram na categoria de estratégicos, e darão suporte para os pequenos hospitais.

“O Dr. Pollara fez uma grande explanação, tranquilizou os prefeitos, vereadores, secretários de Saúde, e mostrou as ações que estão sendo tomadas pela secretaria, e que em breve deverão trazer grandes benefícios para a população”, disse o deputado Itamar Borges.

Hospital de Mirandópolis

O prefeito Chicão, de Mirandópolis, aproveitou o encontro para falar sobre o Hospital Estadual de Mirandópolis, e reivindicar que outras especialidades de média complexidade sejam oferecidas na instituição.

Segundo o prefeito, o hospital está subutilizado, com alas vazias e poucos médicos e especialistas. Além disso, ele destacou que a Secretaria da Saúde está preocupada com a instalação da hemodiálise em Andradina, não faz sentido também ter esse serviço em Mirandópolis, e que o Estado deveria propor outra alternativa, que poderia ser UTI, bem como a implantação de outras especialidades no Hospital.

O Dr. Pollara acatou o pedido da AMENSP, sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Saúde, Diretoria Regional de Saúde (DRS), secretaria municipal de saúde, AMENSP e a direção do hospital para avaliar a demanda e possíveis ações a serem tomadas. Entre elas, a instalação de uma UTI.

Foi uma reunião muito produtiva, que estreitou os laços entre os principais responsáveis pela saúde no extremo noroeste do Estado, como deixa claro a criação do grupo de trabalho. A possibilidade de uma UTI no Hospital de Mirandópolis também é muito animadora, assim como outras especialidades de média complexidade”, finalizou o deputado Itamar Borges.

Participaram do encontro o deputado Itamar Borges; o secretário-adjunto da Saúde, Dr. Pollara; o diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS – Araçatuba), Silvio César Santos Órfão  os prefeitos Chicão (Mirandópolis), Arnaldo (Pereira Barreto), Mario Yamashita (Lavínia), Marcos Higuchi (Valparaiso), Julião (Sud Mennucci); o coordenador de serviço de saúde (CSS), Dr. Geraldo Reple; além de vice-prefeitos, vereadores, secretários municípais de saúde e representantes da Secretaria de Saúde e DRS.

Assessoria de Imprensa

leave a comment