fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges pede a retomada do programa de Incubadora de Empresas, na abertura da EXPOCIETEC

Deputado Itamar Borges pede a retomada do programa de Incubadora de Empresas, na abertura da EXPOCIETEC

Na abertura da EXPOCIETEC, ontem pela manhã (30/10), na sede da Fecomércio, em São Paulo, o Deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, da Assembleia Legislativa pediu ao Secretario de Desenvolvimento – Rodrigo Garcia a retomada do programa de apoio às Incubadoras de Empresas.

“Chegamos a ter 75 Incubadoras no Estado de São Paulo e hoje são 34. Esse enorme prejuízo precisa ser corrigido. É um prejuízo para as empresas, para os municípios e para toda a sociedade. As incubadoras são verdadeiras escolas práticas para desenvolvimento de empresários. Desejamos e sabemos que também é o desejo de Vossas Excelências enfrentar essa situação e recuperar o Programa Estadual de Incubadoras de Empresas, que até 2010 foi apoiado pelo SEBRAE-SP, e que infelizmente depois dessa data, os contratos não foram renovados”, afirmou o deputado.

O Secretario Rodrigo Garcia e o Sub-Secretário Marcos Cintra reforçaram a importância do Programa de Incubadoras e anunciaram os esforços que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, para promover a inovação tecnológica nas pequenas empresas. No orçamento de 2014, que está em discussão, há previsão de R$ 8, 4 milhões para o programa da Secretaria de Desenvolvimento, e o Deputado Itamar Borges fez uma emenda para acrescentar mais R$ 2 milhões.

O Deputado Itamar também anunciou que a Assembleia Legislativa aprovou e o governador Alckmin sancionou a Lei 15.099/2013, de sua autoria, que determina a todos os órgãos da administração pública, voltados às atividades de pesquisa, a criação de programas específicos para apoiar a inovação nas pequenas empresas.

“No orçamento de 2014, cada órgão estadual deverá apresentar seus programas para as pequenas empresas. As exigências burocráticas que se faz a um pesquisador na empresa não podem ser iguais às exigências que se faz a um pesquisador acadêmico. O Estado já decidiu sobre isso, e está disposto a correr o risco de apostar nos empresários que desejam fazer inovação. Mas esses empresários precisam ser orientados, precisam de apoio para elaborar os projetos”, ressaltou o deputado Itamar Borges. “Por isso eu apelo ao SEBRAE, à FAPESP, a Desenvolve-SP e aos demais órgãos de fomento para que reduzam a burocracia e ampliem as metas de atendimento. Se existem quase dois milhões de micro e pequenas empresas no Estado de São Paulo, não podemos aceitar que apenas algumas dezenas ou algumas centenas sejam apoiadas. Precisamos atingir a escala de milhões de empresas atendidas”, finalizou o deputado.

 Assessoria de Imprensa

leave a comment