fbpx
  • Home
  • Deputados Itamar Borges e Jooji Hato promovem homenagem aos 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil

Deputados Itamar Borges e Jooji Hato promovem homenagem aos 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil

De iniciativa dos deputados estaduais Itamar Borges e Jooji Hato, aconteceu na Assembleia Legislativa a Sessão Solene com a finalidade de homenagear os 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil.

Estiveram presentes junto aos deputados Itamar Borges e Jooji Hato, os deputados federais Gabriel Chalita e Junji Abe, representando a Câmara Federal e o Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil Sun Rongmao, além de representantes de diversos segmentos da comunidade chinesa no Brasil.

Neste ano, a imigração chinesa no Brasil completa 200 anos. Os primeiros imigrantes Chineses vieram para cá cultivar chá em São Paulo e trabalhar na implantação de uma ferrovia no rio de janeiro, capital do país na época.

Dentre as contribuições chinesas ao cotidiano brasileiro, destacam-se a culinária típica, a acupuntura e a medicina tradicional chinesa, as artes marciais, o horóscopo chinês e os fogos de artifício.

Estima-se que atualmente vivem no Brasil cerca de 250 mil chineses e descendentes, dos quais um número superior a 180 mil moram em São Paulo.

Para o deputado Itamar Borges ao longo desses 200 anos sempre houve um bom relacionamento  entre os dois países. “Nos últimos tempos, principalmente, a partir de 2010,  esse relacionamento, principalmente, nas áreas comerciais e industriais se intensificou muito. Em 2010 o comércio Brasil-china cresceu 52,4%”, avaliou o deputado.

Borges diz ainda “por ser São Paulo um pólo estratégico para a entrada de chineses, grandes investimentos serão feitos por eles. Há projeto dos chineses investirem 2,5 bilhões em São Paulo até 2014, instalando indústrias nas áreas de máquinas, equipamentos, tecnologia, petróleo e gás. Estima-se a criação de 14 mil empregos. A imigração chinesa no Brasil fortaleceu o intercâmbio cultural, educacional, tecnológico, comercial e econômico-social entre Brasil e China”, finaliza o deputado.

Assessoria de Imprensa

leave a comment