fbpx
  • Home
  • Empreendedores Apoiados pela FAPESP Apresentam Novas Tecnologias na Assembleia

Empreendedores Apoiados pela FAPESP Apresentam Novas Tecnologias na Assembleia

“Empreendedorismo Inovador” foi o tema do primeiro evento programado pelo Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, resultado de uma parceria entre ILP – Instituto do Legislativo Paulista, da Assembleia Legislativa de São Paulo, e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

Foram apresentados os estudos e pesquisas realizadas por cinco empresas que receberam apoio da FAPESP, por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). As startups I.Systems, Nexxto, Nanox, Altave e Promip desenvolvem softwares, internet das coisas, nanotecnologia, balões para monitoramento, produtos biológicos e outras tecnologias avançadas.

 

O PIPE oferece recurso não reembolsável para empreendedores realizarem estudos de viabilidade e desenvolvimento de tecnologia inovadora. O programa, que já tem 20 anos de existência, beneficiou até o momento 1.800 projetos.

 

Para o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Itamar Borges, a FAPESP é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas no Estado. “O orçamento da Fapesp para o próximo ano está previsto em R$ 1,4 bilhão. Esse é um montante importante e nosso esforço é para aumentar o  número de empresas apoiadas. Vimos que as empresas do PIPE tornaram-se competitivas e estão gerando novos empregos e seus faturamentos ultrapassam, em média, 6 vezes o valor investido”, comentou o parlamentar.

 

Para o presidente da Fapesp, José Goldemberg, a parceria com o ILP visa auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população, não só na área de ciência e tecnologia, mas em todas as áreas de interesse econômico e social. “Trata-se de um instrumento educativo que pode chegar a resultados significativos do ponto de vista econômico e empresarial. A Fapesp é uma instituição com uma quantidade de recursos razoáveis assegurados pela Constituição Paulista”, afirmou.

 

“Nós buscamos aumentar a competitividade entre as empresas e mostrar que os investimentos em pesquisa nas pequenas empresas é algo que traz retorno”, conta Sérgio Queiroz, membro da coordenação da Fapesp.

 

Aproximadamente uma centena de empreendedores, pesquisadores, técnicos e assessores parlamentares participaram do encontro. Dois outros encontros já estão agendados e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.al.sp.gov.br/ilp/.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment