fbpx
  • Home
  • FIESP realiza seminário com o tema “Reforma Política Já”

FIESP realiza seminário com o tema “Reforma Política Já”

WhatsApp Image 2017-06-26 at 17.11.01 WhatsApp Image 2017-06-26 at 17.11.02

O deputado estadual Itamar Borges (PMDB), participou nesta segunda-feira, 26 de junho, da abertura do seminário, realizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o tema “Reforma Política Já”.

 

Com o objetivo de estimular a discussão na sociedade e por entender que é urgente a aprovação de uma reforma política que atenda aos interesses maiores do Brasil, a FIESP está promovendo uma série de iniciativas como esta.

 

Esse evento dá continuidade à campanha “Reforma Política Já”, divulgada em anúncio publicado pela FIESP, em parceria com mais de 200 entidades, nos principais jornais de todo o Brasil, no último dia 25 de maio, e pretende estender esta discussão tão atual a toda a sociedade.

“Há necessidade de mudanças no sistema político, e para mudar a imagem política é preciso abrir um debate amplo, com a participação da sociedade. O nosso objetivo é provocar a discussão, levando ao fortalecimento da democracia brasileira. Não existe democracia sem política. Não existe política sem debate”, disse o presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Com o jornalista Gerson Camarotti como moderador, o seminário teve como primeiro painel “A liberdade do voto”, com a discussão de vários temas. Os custos da política para a sociedade brasileira puxaram os debates do segundo painel, “a forma da política” foi o tema do terceiro painel e em seguida o encerramento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Eunício Oliveira.

“Este é um debate muito grande, com opiniões divergentes de vários setores da sociedade. O país precisa de uma reforma política e eventos como estes buscam apresentar diferentes opiniões e buscar alternativas”, afirmou o deputado Itamar Borges.

Alguns dos temas tratados foram: voto facultativo ou obrigatório; monopólio de candidaturas ou candidaturas avulsas; prévias partidárias; liberdade de propaganda, entre outras questões.

O ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, o senador, Ricardo Ferraço, os deputados federais, Vicente Cândido e Marcelo Castro, o desembargador, vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-SP, Carlos Eduardo Padin, advogados eleitorais, cientistas políticos, juristas, estudantes e empresários estiveram presentes.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment