fbpx
  • Home
  • Frente do Empreendedorismo realiza primeira reunião de 2012

Frente do Empreendedorismo realiza primeira reunião de 2012

O cenário é bastante favorável para as MPEs, com grande perspectiva de crescimento econômico

Dando início  às atividades de 2012 da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Itamar Borges, coordenador da Frente, reuniu os membros para fazer uma breve avaliação das atividades de 2011 e planejar as atividades e o calendário de reuniões do ano de 2012.

Também estiveram presentes o vice-coordenador da Frente, deputado Luis Cláudio Marcolino, representantes do SEBRAE-SP, da FIESP, SESCON-SP, Agências de Fomento do Estado, Acampar, UVESP, FESESP, CRC-SP, UVB, Banco do Povo Paulista, Ação Jovens Empresários, BANCREDI, IBELG entre outras entidades de apoio à Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Durante a reunião foi apresentada pelo economista do Sebrae-SP, Dr. Pedro Gonçalves, uma pesquisa sobre o Cenário 2020 para as Micro e Pequenas Empresas. Segundo Gonçalves, o cenário é bastante favorável para as MPEs, com perspectiva de crescimento econômico, inflação controlada, crescimento da Classe C, bônus demográfico, tendência de redução da mortalidade, aumento da porcentagem de mulheres economicamente ativas, investimentos com recursos próprios e manutenção de empregos nas MPEs. “A previsão é de que em 2020 haja um empresário a cada 17 pessoas” informou o palestrante.

Regulamentação da Lei Geral

O Dr. Afonso Marcondes, da Assessoria Parlamentar/UPP do SEBRAE Nacional fez uma apresentação sobre legislação para os pequenos negócios que ocuparam lugar de destaque na agenda política nacional. “Cinco entre as quinze Leis Complementares aprovadas pelo Congresso, entre 2003 e 2011, foram Leis de Apoio às Micro e Pequenas Empresas” disse Marcondes.

De acordo com o palestrante, todos os Estados da Federação aprovaram Leis regulamentando a Lei Geral e 3.765 municípios brasileiros já aprovaram a Lei Geral Municipal. Afonso Marcondes sugeriu como próximas iniciativas inserir o empreendedorismo no currículo escolar, inclusão de novas atividades do Simples Nacional, solução para os problemas de substituição tributária e novas oportunidades em compras públicas.

Os deputados Itamar Borges e Luis Cláudio Marcolino se comprometeram a marcar audiência com os Secretários Estaduais da Educação e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para apresentar o pleito da Frente Parlamentar do Empreendedorismo a fim de que a disciplina de empreendedorismo seja incluída no currículo escolar.

Frente Parlamentar do Empreendedorismo forma grupos de trabalho

No final das apresentações, formaram-se grupos de trabalho para atuar nos seguintes temas: Lei Geral Municipal; Estatuto Paulista das MPEs; Políticas Públicas de Crédito; Inovação Tecnológica para as MPEs.

A próxima reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo ficou agendada para o próximo dia 1/03, às 10h00, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ocasião em que será debatido o tema: Inovação Tecnológica para as MPEs.

Assessoria de Imprensa

leave a comment