fbpx
  • Home
  • Frente Parlamentar faz seminário para discutir ações em Prol das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Frente Parlamentar faz seminário para discutir ações em Prol das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Na tarde dessa segunda-feira, 04 de novembro, o Deputado Estadual Itamar Borges que preside a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais  Filantrópicos coordenou o seminário “Santas Casas: Avanços e Expectativas”, realizado no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa de São Paulo. O evento teve como foco principal reunir lideranças para discutir políticas públicas que beneficiem essas instituições de saúde.

No pronunciamento de boas-vindas, Itamar Borges destacou a relevância dessa temática e apontou que 43 parlamentares do Estado de São Paulo integram a frente parlamentar, sendo esta a maior da casa. “Estamos aqui para tratar sobre os avanços e as expectativas voltadas para o futuro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Nosso papel é ficar de mãos dadas com todas instituições aqui presentes juntamente com as autoridades de todas as esferas governamentais”, enfatizou o parlamentar.

O evento foi realizado em parceria com a Frente Parlamentar da Câmara Federal de Apoio às Santas Casas, Hospitais, e entidades filantrópicas na área da saúde; a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp); e a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

Presença de entidades

O presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, apresentou as ações realizadas pela entidade ao longo de 2013 e salientou que esse é um momento de unir todas as forças em prol das melhorias da saúde pública, no que tange às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Para o dirigente, novas medidas são necessárias para 2014. “Precisamos mostrar a necessidade um financiamento justo para que todos os cidadãos que utilizam os serviços públicos de saúde sejam beneficiados. Atualmente, a dívida das Santas Casas ultrapassam R$ 15 bilhões”, pontuou o presidente.

O pronunciamento do Deputado Federal Antônio Brito, do PTB/BA, e coordenador da Frente Parlamentar da Câmara Federal de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades na área da saúde, foi sobre algumas conquistas obtidas até o momento, como o reajuste dos contratos dos hospitais filantrópicos quando do aumento do salário mínimo e do financiamento conquistado através da Caixa Econômica Federal, via BNDES.

Representando o Ministério da Saúde, Cleusa Rodrigues da Silva Bernardo, secretária substituta da Secretaria de Atenção à saúde, apresentou os benefícios do programa “Mais Santas Casas”, anunciado recentemente pelo governo federal. O Doutor Afonso Viviani, Coordenador de Regiões de Saúde (CRS) falou sobre os Programas Estaduais de Melhorias aos hospitais filantrópicos e por fim, representando o Desenvolve SP, Doutor Cláudio que falou sobre a linha de crédito destinada para as instituições.

O evento contou com a participação dos deputados estaduais, Jooji Hato, também do PMDB, Antônio Mentor, Dilador Borges e Célia Leão, juntamente com o Doutor Afonso Viviani, Coordenador de Regiões de Saúde (CRS) que falou sobre os Programas Estaduais de Melhorias aos hospitais filantrópicos.

Assessoria de Imprensa

leave a comment