fbpx
  • Home
  • Frente Parlamentar inicia movimento com apoio de entidades pelo reajuste da tabela SUS

Frente Parlamentar inicia movimento com apoio de entidades pelo reajuste da tabela SUS

Em reunião realizada na última quinta-feira, 20/10, pela Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa de São Paulo, coordenada pelo deputado Itamar Borges (PMDB) ficou decidido que a Associação Paulista de Municípios – APM fará um diagnóstico dos municípios paulistas nos últimos oito anos para verificar o quanto foi gasto na área da saúde a cada ano e o quanto se despende com o setor atualmente.

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo – FEHOSP também fará um levantamento sobre a situação das Santas Casas de oito anos para cá para que sejam identificados os reajustes oferecidos nesse período, a defasagem atual e a possibilidade para se praticar, atualmente, um reajuste razoável.

“Esse diagnóstico é necessário para que sejam verificadas as perdas bem como a situação dos hospitais e das prefeituras que atualmente investem muito mais do que o limite constitucional” disse o deputado Itamar Borges.

A iniciativa é fruto de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que recomendou seja feito um movimento junto aos Governos Estadual e Federal, bem como ao Ministério da Saúde, em prol do reajuste e atualização da tabela do Sistema único de Saúde – SUS que se encontra defasada em mais de 50% (cinqüenta por cento).

O deputado Itamar Borges, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, a FEHOSP e a Associação Paulista de Municípios farão um cronograma de propostas que será submetido à apreciação do presidente Barros Munhoz para que o movimento em prol da saúde seja iniciado com o apoio de todas as Assembleias Legislativas dos Estados.

De acordo com o deputado Itamar Borges, a intenção é realizar no mês de novembro um Encontro Nacional pelo Reajuste da Tabela SUS em Brasília, com a participação de representantes da Câmara e do Senado Federal, Ministérios da Saúde e da Casa Civil e dos Poderes Executivos e Legislativos Estaduais e Federais.

“Essa defasagem atinge todos os municípios e prejudica principalmente os hospitais filantrópicos. A integração entre todos os poderes é fundamental para possamos mobilizar todos em favor da saúde no nosso país” justificou Itamar.

O encontro contou com a presença dos deputados Ulysses Tassinari, Jooji Hato, de representantes dos deputados Beto Trícoli, Sebastião Santos e Antonio Salim Curiati, do presidente da FEHOSP, Edson Rogatti e de José Cândido Chimionato, também daquela Federação.

Assessoria de Imprensa

leave a comment