fbpx
  • Home
  • Itamar Borges Participa de Reunião com Ministro de Portos na Fiesp.

Itamar Borges Participa de Reunião com Ministro de Portos na Fiesp.

IMG_0015O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, foi recebido hoje (12/02) pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf para discutir com empresários paulistas os projetos e ações que vem realizando à frente da Secretaria.

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo também participou da reunião e em sua fala destacou a inteligência e capacidade de trabalho de Edinho Araújo, que foi prefeito de Santa Fé do Sul, e de São José do Rio Preto, alem de ter exercido três mandatos de deputado estadual e outros três de deputado federal. “O ministro Edinho conhece os problemas de infra-estrutura e logística portuária. Com sua capacidade de diálogo e trabalho dará a agilidade necessária para resolver os problemas dos portos, especialmente do Porto de Santos”, afirmou o deputado.

 

Há vários gargalos, que comprometem a exportação de veículos, alimentos, e outros produtos, além do escoamento da safra agrícola. Para esses problemas serem resolvidos, necessitam da união de esforços da Secretaria dos Portos, do Ministério dos Transportes, do Ministério da Agricultura e do Governo do Estado de São Paulo.

 

Itamar Borges citou o exemplo da Hidrovia Tiete-Paraná que requer investimentos urgentes para retomar sua navegabilidade e concluiu: “o ministro Edinho tem excelente relação com todos os Ministros e com o Governador, e isso facilitará uma solução, que leve em conta também, as limitações dos recursos hídricos, que nesse período de crise, são usados prioritariamente para consumo humano e para geração de energia.”

Os empresários perguntaram ao Ministro sobre a regulamentação das concessões, para os contratos de arrendamento dos terminais, das estações e instalações portuárias. O ministro relatou que está aguardando aprovação do Tribunal de Contas da União, e das dezenove pendências que havia agora só faltam 4 para serem atendidas, e que espera que até abril elas sejam aprovadas.

 

Paulo Skaf sugeriu a continuidade do diálogo e colocou a Fiesp à disposição para novos encontros e mostrou-se otimista: “Com o ajuste fiscal já anunciado pelo governo, as soluções passam pelas parcerias público-privada. O governo precisa regulamentar, reduzir a burocracia e investir na infra-estrutura básica, e os empresários investirão nos serviços e na produção”.

 

Skaf também agradeceu a presença dos deputados estaduais Itamar Borges, Jooji Hato e Uebe Rezeck, presentes ao evento.

Assessoria de Imprensa

leave a comment