fbpx
  • Home
  • Lançamento do Plano de Educação Empreendedora para as Escolas Estaduais

Lançamento do Plano de Educação Empreendedora para as Escolas Estaduais

DSC_5112 DSC_5012

 

Nesta terça-feira, 2 de julho, foi lançado na Secretaria Estadual da Educação com a presença do secretário José Renato Nalini, o Plano Estadual de Educação Empreendedora, criado pela Lei 15.693/2015, de autoria do deputado estadual Itamar Borges (PMDB), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa.

 

O Plano foi construído por uma Comissão Técnica coordenada pela Secretaria da Educação, com a participação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

Essa comissão elaborou as diretrizes, definições, conceitos, objetivos, metas e habilidades que devem ser desenvolvidas com os alunos, nas salas de aula e contou com a colaboração de vários parceiros que já desenvolvem programas de empreendedorismo, como as universidades USP, Mackenzie, e Federal do ABC; organizações sociais como Aliança Empreendedora, Instituto Fazendo Acontecer, Manacá Educação, DSOP – Educação Financeira; Centro Paula Souza, SEBRAE, SESCON, SESC/SENAC/FECOMERCIO, SENAI/SESI/FIESP, entre outras.

 

O gestor da educação básica da Secretaria de Educação, Herbert Gomes da Silva, em nome da Comissão, fez a descrição do plano que será enviado a todos os professores da rede estadual e prefeituras. O plano tem metas para inserir o empreendedorismo na rede estadual de ensino e nas escolas técnicas, cria o selo de validação de cursos e planos de trabalho, prevê atividades como Feira do Jovem Empreendedor e Centro de Educação Empreendedora, e cria diversos mecanismos estimuladores para promover a capacitação de professores e o intercâmbio com outras escolas e universidades.

 

“Conforme previsto na nossa Lei, e em sintonia com o Decreto Federal da reforma do ensino médio, o plano tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, despertar e fortalecer o espírito empreendedor, e assim contribuir para uma nova consciência de trabalho, participação e inovação na rede estadual de ensino. Disciplinas, conteúdos pedagógicos, atividades, jogos e feiras estão sendo especialmente pensados para desenvolver novas habilidades, atitudes e comportamentos na comunidade escolar”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

“É importante considerar que a inserção do empreendedorismo na educação não deve se dar apenas com uma ação isolada de inclusão de uma disciplina na grade curricular. O desafio da educação empreendedora é contribuir para a formação global do ser humano” complementou o deputado.

 

Nalini disse que é muito relevante que se tenha essa iniciativa, porque a rede pública da educação paulista é complexa, são 4 milhões de alunos divididos em mais de 5 mil escolas.

 

“A educação no mundo inteiro está sendo revisitada, pois precisamos oferecer à juventude algo compatível com as expectativas. Uma das fórmulas para fazermos com que os alunos impulsionem seu aprendizado é educar para o empreendedorismo, porque as pessoas são criativas e engenhosas, principalmente a juventude. Precisamos fazer com que as crianças e jovens sejam estimulados a pensar, a resolver problemas e mudar o mundo para melhor e a educação empreendedora tem tudo isso”, disse o secretário.

 

Márcio Shimomoto chamou a atenção para o fato de que “quando fiz a faculdade de administração de empresas aprendemos a ser empregados e não empreendedores. Que bom que hoje, as crianças, já no ensino fundamental e médio terão acesso às atividades de empreendedorismo”, afirmou o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.

 

O encontro também contou com a presença do secretário-adjunto da Educação, Francisco Carbonari, do subsecretário de empreendedorismo representando o vice-governador Márcio França, do presidente do SINDICONT-SP, Eugênio Cecchinato, do conselheiro Carlos Roberto Matavelli representando o presidente do CRC-SP, Gildo Freire, e representantes de entidades, prefeituras municipais, ONGs, universidades, especialistas e professores da rede pública.

 

Saiba mais sobre o Plano em http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-empreendedora-passa-ser-apoio-curricular-para-3-7-milhoes-alunos-da-rede

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment