fbpx
  • Home
  • Presidente da Comissão de Agricultura, deputado Itamar Borges, participa do Ethanol Summit 2017

Presidente da Comissão de Agricultura, deputado Itamar Borges, participa do Ethanol Summit 2017

DSC_8692 DSC_8677

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Itamar Borges (PMDB), participou nesta segunda-feira, 26 de junho, da abertura da edição de 10 anos do Ethanol Summit, um dos principais congressos mundiais sobre energias renováveis produzidas a partir da cana, realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em São Paulo.

 

O evento contou com a presença do governador, Geraldo Alckmin, dos secretários estaduais, Arnaldo Jardim (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente), do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, da presidente da ÚNICA, Elizabeth Farina, do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, entre outras autoridades.

 

Com o mote “Um Salto para 2030”, o congresso apresenta debates contextualizando a participação dos produtos e energias renováveis da cana, com destaque para o etanol, no cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável apresentadas pelo Brasil no Acordo de Paris (COP-21). Também foram abordados outros temas estratégicos, como as novas tecnologias e tendências do setor, mobilidade veicular, biocombustível celulósico, o mercado de bioeletricidade sucroenergética, que este ano completa 30 anos de cogeração, entre outros.

 

A UNICA e as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura reuniram-se no começo deste mês, junto as principais lideranças da cadeia sucroenergética, para celebrarem os resultados alcançados no âmbito do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, que completa 10 anos. Nesta segunda-feira, o Protocolo foi renovado durante a realização do Ethanol Summit, com novas metas e desafios.

 

O Protocolo Agroambiental deu grandes resultados. 97,5% da área de cana do Estado de São Paulo não se pratica a queima na colheita; desde o início da vigência do Protocolo (2007), deixou-se de emitir mais de 9,27 milhões de toneladas de CO₂; as emissões de gases de efeito estufa evitadas já equivalem ao que teria sido emitido por cerca de 162 mil ônibus circulando durante um ano; o setor sucroenergético do Estado acumula um ativo de 3.747 colhedoras (entre próprias e terceirizadas), ao passo que na safra 2007/08 o total era 753; mais de 200 mil hectares de áreas ciliares e 8.230 nascentes foram protegidas e recuperadas; desde 2010, as usinas reduziram em 40% o consumo de água para o processamento industrial; o consumo de água passou de 1,52 m³ por tonelada de cana na safra 2010/2011 para 0,91 m³ por tonelada de cana na safra 2016/2017.

 

O encontro reúne empresários, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior. Os participantes acompanham quase uma centena de palestras, apresentações, discussões e debates que acontecem em grandes plenárias e painéis temáticos até esta terça-feira, 27 de junho.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment