fbpx
  • Home
  • Projeto de Lei do Executivo reduz multa e juros nos débitos do ICMS

Projeto de Lei do Executivo reduz multa e juros nos débitos do ICMS

DSC_5593
Coordenador da Administração Tributária – CAT, Luiz Cláudio de Carvalho, presidente do CODECON, Márcio Fernandes da Costa, secretário da Fazenda, Hélcio Tokeshi, deputado Itamar Borges, procurador Geral do Estado, Elival da Silva Ramos, presidente da Fiesp, Paulo Skaf
DSC_5572
Governador Geraldo Alckmin durante assinatura

 

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 21 de fevereiro, Projeto de Lei que pretende reduzir a multa e os juros de mora cobrados do contribuinte em débito com o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges (PMDB) participou do encontro.

 

O Projeto, que prevê a redução da multa dos atuais 300% para 100% sobre o valor do imposto, foi encaminhando hoje pelo governador para apreciação da Assembleia Legislativa.

 

A redução da multa pode ser ainda maior se o contribuinte confessar a dívida e desistir de apresentar recursos. Nesse caso, o percentual sobre o valor do imposto cai para 35%. O projeto estabelece um modelo de “confissão de dívida” com um critério de proporcionalidade nos valores de multa.

 

No caso de multas acessórias, que não resultem em inadimplência do ICMS, mas a falta de alguma outra obrigação, o projeto estabelece como teto 1% do valor anual das operações de saída do contribuinte (antes não havia um limite).

 

O projeto também contempla a redução dos juros de mora aplicados sobre os débitos do ICMS, tendo como referencial a taxa Selic e piso de 1% ao mês.

 

As alterações previstas no PL terão efeito para as infrações futuras. Ainda assim, sensível à demanda das empresas que desejam regularizar sua situação junto ao Fisco, o governo do Estado estenderá os benefícios de redução de multa e juros para débitos passados.

 

Participaram do encontro, o secretário da Fazenda, Hélcio Tokeshi, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o procurador Geral do Estado, Elival da Silva Ramos, o presidente do CODECON, Márcio Fernandes da Costa, entre outras autoridades.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment