fbpx
  • Home
  • Reunião conjunta do Cosag, Cosema e Coinfra debate futuro dos biocombustíveis no Brasil

Reunião conjunta do Cosag, Cosema e Coinfra debate futuro dos biocombustíveis no Brasil

Fiesp Felipe (2) Fiesp Felipe (1)

Nesta segunda-feira, 5 de junho, o deputado Itamar Borges, presidente da comissão de Agricultura da Assembleia legislativa, participou da reunião conjunta dos conselhos superiores de Infraestrutura (Coinfra), Meio Ambiente (Cosema) e Agronegócio (Cosag) da FIESP.

 

O encontro faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Fiesp e contou com a participação de importantes lideranças, como o presidente Paulo Skaf, o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim,  o presidente do Cosag, Jacyr Costa, o presidente do Cosema, Walter Lazzarini, o vice-presidente do Coinfra, Carlos Cavalcanti,  o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o embaixador Adhemar Bahadian, e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

 

A reunião contou com a apresentação do engenheiro Márcio Felix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), que falou sobre o programa Renova Bio 2030.

 

O Programa tem como objetivo de ampliar a participação de biocombustíveis na matriz energética do país até 2030, em harmonia com o compromisso brasileiro na COP 21. A meta é expandir a produção de 28 bilhões para 54 bilhões de litros ao longo desse período.

 

“Um dos principais objetivos do Renova Bio é dar tranquilidade e previsibilidade, com contratos de médio e longo prazo, para que os interessados possam ter segurança e investir no setor”, afirmou Márcio Felix.

 

“O Renova Bi chega num momento muito importante. É um programa que todo mundo sai ganhando, a economia e a preservação do meio ambiente. Ele ajudará a alavancar a produção de etanol e biodiesel e também auxiliará o país a cumprir as metas de preservação do meio ambiente assumidas no Acordo de Paris”, complementou o deputado Itamar Borges.

 

Conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, Plínio Nastari, falou sobre as novas tecnologias e o desenvolvimento do setor de biocombustíveis.

 

O evento ainda contou com uma homenagem ao ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, que também realizou uma apresentação sobre os 5 anos do Código Florestal Brasileiro.

 

Também participaram os secretários adjuntos Antonio Celso de Abreu Jr. ( Minas e Energia) e Rubens Rizek (Agricultura); o presidente do FDE, João Cury;  o vice presidente do Cosag, João Sampaio; o diretor titular do Deagro, Mário Sérgio Cutait; a diretora presidente da ÚNICA, Elizabeth Farina; o presidente do SINDILEITE. Carlos Humberto de Carvalho; o diretor de Biocombustível do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira; o vice-presidente do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, Nelson Reis, além de lideranças do setor.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment