fbpx
  • Home
  • Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo com FAPESP

Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo com FAPESP

dsc_0048

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo – FREPEM e representantes de 12 instituições reuniram-se com Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP, hoje (24/11), com o objetivo de discutir programas específicos de apoio à inovação tecnológica, para Micro e Pequenas Empresas – MPEs, de acordo com a Lei 15.099/2013.

A Frente Parlamentar solicitou informações relativas ao montante de recursos disponíveis, condições de acesso, previsões orçamentárias, prestações de contas, relatórios e estratégias para maximização da participação das pequenas empresas nos programas realizados pela FAPESP, em especial o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Itamar Borges elogiou o desempenho da Fapesp nos programas acadêmicos e ressaltou a necessidade de ampliação dos programas nas empresas. “Viemos aqui com representantes de setores empresariais, agências de desenvolvimento, institutos de pesquisa, parques tecnológicos e incubadoras de empresas que desejam colaborar com a Fapesp para a ampliação do número de projetos aprovados para este segmento. Nesse momento de crise econômica, as políticas públicas precisam chegar aos pequenos negócios, onde estão 98% das empresas e são responsáveis por 65% dos empregos formais”, afirmou o deputado.

O último relatório da FAPESP (2015) registra que o acesso das pequenas empresas aos recursos da FAPESP cresceu de 71 contratações em 2011, para 236 contratações em 2015. Ocorreu um crescimento de 30%. No entanto é extremamente insuficiente em relação as 15 mil empresas que fazem inovação no Estado de São Paulo e outras milhares que poderiam investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Existe 1,7 milhão de empresas em SP. Essas inovações envolvendo tecnologias já existentes ou novas promovem a competitividade das empresas, e assim geram mais renda, empregos e inclusive aumenta a arrecadação do Estado, o que fará com que a própria FAPESP receba mais recursos para investir nas pesquisas acadêmicas.

Carlos Pacheco mostrou-se receptivo às questões apresentadas, expos os programas existentes e ficou de responder às informações solicitadas. Também sugeriu que “no início de fevereiro poderemos fazer novo encontro para promover maior integração com estas instituições, de modo a somar esforços com a FAPESP”, comentou o diretor.

Também participaram da reunião Marcos Capello da AGENDE/Guarulhos; Claudio Rodrigues do CIETEC; Alecsandro A. de Souza da FECOMERCIO; Marco Reis, Donizete D. Silva, Marcelo Lemos e Flávio Vidal do DEMPI/FIESP; Ros Mari Zenha do IPT; Renato Fonseca do SEBRAESP, Luciano Avallone Bueno da UFABC, Ciro Furtado Bueno Teixeira do Comitê Acelera FIESP, Marco Aurélio Bergamini – Rede Paulista de Inovação; Luiz Fernando Carvalho do PQTEC-São José dos Campos; Henrique Olivan do Comitê Jovens Empreendedores da FIESP; Susana Mesquita do Mackenzie e Silverio Crestana, Consultor da FREPEM; além de Douglas Zampieri, Lucio Angnes e Renato Pedrosa coordenadores da FAPESP.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment