fbpx
  • Home
  • Saiba mais sobre a Inserção de Empreendedorismo no Ensino Formal

Saiba mais sobre a Inserção de Empreendedorismo no Ensino Formal

 

Atendendo solicitação de parceiros enviamos o link para leitura e download do Plano Estadual de Educação Empreendedora lançado na semana passada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 

O documento é o resultado de um longo processo de trabalho para atendimento de uma demanda da sociedade, representada pela lei estadual 15.693/2015, de autoria do deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

O Plano passa a nortear o ensino de mais de 3,7 milhões de estudantes das 5 mil unidades da Secretaria da Educação e 221 escolas técnicas do Centro Paula Souza. O PEEE é composto por 11 metas e reúne uma base comum de conceitos, objetivos e habilidades para elaboração de curso e atividades.

 

Conheça as 11 metas:

Meta 1: inserir o Empreendedorismo na rede estadual de ensino e escolas técnicas

Meta 2: elaborar Objetivos e Matriz de Habilidades sobre Educação Empreendedora.

Meta 3: compartilhar o documento de referência em Educação Empreendedora com as redes municipais de educação

Meta 4: aumentar progressivamente o desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos estudantes da educação básica

Meta 5: criar o Selo de validação de cursos e planos de trabalho sobre empreendedorismo para a educação básica estadual

Meta 6: ofertar cursos de Formação em Educação Empreendedora para professores

Meta 7: ofertar cursos de Empreendedorismo para estudantes

Meta 8: criar Centro Virtual de Educação Empreendedora

Meta 9: realizar Seminário Regional de Educação Empreendedora com sazonalidade anual

Meta 10: realizar a Feira do Jovem Empreendedor

Meta 11: constituição de Comissão de Avaliação do PEEE

 

Clique aqui e acesse o documento na íntegra:

http://www.itamarborges.com.br/wp-content/uploads/2017/08/cartilha_empreendedorismo.pdf

O Plano foi construído por uma Comissão Técnica coordenada pela Secretaria da Educação, com a participação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e de especialistas de instituições parceiras, tais como: as universidades USP, Mackenzie, e Federal do ABC; organizações sociais como Instituto Fazendo Acontecer, Manacá Educação, DSOP – Educação Financeira; Centro Paula Souza, SEBRAE, SESCON, SESC/SENAC/FECOMERCIO, SENAI/SESI/FIESP, entre outras.

 

Saiba mais sobre a Frente Parlamentar do Empreendedorismo

 

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal – FREPEM, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reúne parlamentares, instituições empresariais, federações, sindicatos, universidades, institutos de pesquisas, agências de fomento, órgãos de governo e especialistas com o objetivo de discutir, propor e formular projetos de lei, além de monitorar, apoiar e fiscalizar a implementação de políticas públicas que visem incentivar o empreendedorismo, as micros e pequenas empresas e os empreendedores individuais.

 

68 deputados de todos os partidos da Assembleia Legislativa e 61 instituições de âmbito estadual integram a FREPEM para a defesa de 23 temas descritos em sua pauta.

 

Embora o objetivo de toda política pública seja a sua execução, os articuladores não devem relacionar-se apenas com o Poder Executivo. A formulação, regulação e fiscalização da política são de competência do Poder Legislativo e, para isto, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo vem realizando as ações descritas no Relatório disponível em http://www.itamarborges.com.br/wp-content/uploads/2017/08/frepem.pdf

Fruto de intenso trabalho, várias conquistas estão sendo alcançadas, tais como:  inserção da disciplina de empreendedorismo na rede pública; ampliação dos programas de fomento à inovação em pequenas empresas; aumento do número de escolas técnicas; ampliação dos programas de microcrédito; ampliação do prazo de recolhimentos do ICMS para todos os contribuintes paulistas optantes pelo Simples Nacional e grande parte de empresas do Regime Periódico de Apuração; modernização dos sistemas da Junta Comercial; políticas de apoio ao empreendedor individual; entre outras registradas no Relatório.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment