fbpx
  • Home
  • Secretaria da Educação cria comissão para elaborar o Plano Estadual de Educação Empreendedora

Secretaria da Educação cria comissão para elaborar o Plano Estadual de Educação Empreendedora

DSC_38915 11885082_503919279764284_723457180307273171_nA Secretaria da Educação do Estado criou na última semana uma comissão técnica para elaborar o Plano Estadual de educação empreendedora, que visa a inserção do empreendedorismo nas escolas de ensino médio e escolas técnicas.

 

O Plano de Educação Empreendedora foi instituído por meio da Lei 15.693, de 3 de março de 2015, de autoria do deputado Itamar Borges (PMDB), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo das Assembleia Legislativa.

 

O Plano tem como objetivo contribuir para a disseminação da cultura empreendedora, tornando-a matéria eletiva nas escolas públicas estaduais que oferecem ensino médio e ensino técnico, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor, possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando o comportamento empreendedor, naqueles que irão ingressar no mercado de trabalho ou irão criar negócios próprios.

 

“Quando eu fui prefeito de Santa Fé implantamos o ensino de empreendedorismo na rede municipal e obtivemos ótimos resultados. Houve um grande aumento na motivação dos professores e alunos, além de maior envolvimento dos pais com a escola e o estudos dos filhos. Buscamos que esta prática agora seja difundida para todas as escolas estaduais”, declarou Itamar Borges.

 

A Comissão Técnica será integrada por representantes da Secretaria da Educação, Frente Parlamentar do Empreendedorismo e entidades ligadas ao setor, como SEBRAE, DSOP, Ação – Educação Empreendedora, Centro Paula Souza, Manacá Educação e Associação Aliança Empreendedora. O grupo terá 120 dias para a finalização dos trabalhos.

 

Na justificativa o Secretario ressaltou a necessidade de regulamentar o disposto na Lei 15.693; a importância do empreendedorismo na geração de oportunidades para o desenvolvimento de capital humano, imprescindível ao aperfeiçoamento da sociedade democrática; a necessidade do estabelecimento de parcerias com instituições que vêm desenvolvendo ações de políticas públicas voltadas à educação empreendedora no Estado de São Paulo; as diretrizes e bases da educação nacional que propiciam a inclusão no currículo do ensino fundamental e médio, a par do núcleo comum e da parte diversificada, de atividades complementares com conteúdo programático sobre empreendedorismo; os avanços da tecnologia da informação e da comunicação a serviço da educação geral e da formação profissional dos educandos.

 

Veja a Resolução em: http://depenapolis.educacao.sp.gov.br/SiteAssets/Paginas/Servi%C3%A7os/doe/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20SE%2040,%20de%2013-8-2015.pdf

 

 

Reunião no Centro Paula Souza

 

O deputado Itamar participou esta semana de reunião com a diretora do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, para discutir o processo de implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora.

 

A professora Laura Laganá destacou uma ação que está em fase de conclusão pelo Centro em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento. “Estamos trabalhando no projeto ‘Economia Criativa’, que inclui todos os conceitos do empreendedorismo em diversos setores e áreas”, explicou.

Assessoria de Imprensa

leave a comment