fbpx
  • Home
  • Secretário Laércio Benko mostra potencial turístico do Estado

Secretário Laércio Benko mostra potencial turístico do Estado

dsc_0141 dsc_0134

 

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (CAE), presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), recebeu nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, para prestação de contas de sua pasta.

 

O secretário explanou sobre o potencial turístico do Estado de São Paulo, os vários ramos do turismo, que movimenta mais de 50 setores da economia, como o turismo rural, os parques temáticos, o santuário de Aparecida do Norte, que recebe em média 12 milhões de fieis por ano, praias, bares e restaurantes e muitos outros.

 

“Recebemos o secretário Benko, que fez uma explanação das atividades da secretaria e falou das perspectivas para o próximo ano, e, além disso, nos trouxe a importante notícia de que nos próximos dias sairá o decreto que regulamenta a Lei que criou os Municípios de Interesse turístico e que vai simplificar e orientar melhor as cidades que podem se tornar de interesse turístico”, disse o deputado Itamar Borges.

 

Benko revelou que somente 40% dos municípios declaram possuir o conselho municipal de turismo. “O conselho é de extrema importância e imprescindível para o desenvolvimento do turismo nos municípios, pois sem ele não há possibilidade de se tornar Estância Turística e Município de Interesse Turístico”, destacou o secretário.

 

São Paulo conta hoje com 70 Estâncias Turísticas, e a Lei beneficiará mais 140 municípios do estado, que receberão aproximadamente 500 mil reais por ano do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE. Além disso, com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MIT), as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.

 

“O MIT é um grande sonho dos municípios, principalmente diante dessa crise. Os municípios precisam entregar a documentação necessária para darmos andamentos nos projetos e nós estamos à disposição para contribuir no que for preciso”, completou Borges.

 

A verba destinada pelo DADE pode ser utilizada para investimentos em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment