fbpx
  • Home
  • Programa de empreendedorismo na rede estadual de ensino será ampliado e regulamentado

Programa de empreendedorismo na rede estadual de ensino será ampliado e regulamentado

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, participou de audiência com o secretário da Educação, Herman Jacobus, e outros membros da Frente Parlamentar, para tratar da regulamentação do ensino de empreendedorismo nas escolas públicas.

Itamar Borges ressaltou a importância do empreendedorismo para o país, e a necessidade dos jovens trabalharem esse tema desde cedo. O deputado também falou do programa de empreendedorismo que implantou em Santa Fé do Sul, quando foi prefeito, e que contribuíram para a melhoria do desempenho em todas as outras disciplinas.

Durante o encontro, o secretário, que implantou o programa na UNESP quando foi reitor, e iniciou em 2012 o programa na Secretaria da Educação, para aproximadamente 650 alunos de 16 escolas de tempo integral, se mostrou favorável à ampliação e regulamentação do Programa para que as disciplinas possam atender não só os alunos das escolas de tempo integral e as escolas da família, mas também as escolas do Programa Vence, em parceria com escolas particulares.

O Secretário propôs a criação de um grupo de trabalho, composto por técnicos da secretaria da Educação e membros da Frente Parlamentar, para elaborar uma proposta de decreto para regulamentar o programa de empreendedorismo nas escolas da rede estadual.

“A atual carga horária praticamente impossibilita a inclusão de novas matérias na grade curricular. Porém, podemos trabalhar o empreendedorismo no programa de ensino integral, que abrande vários projetos da secretaria”, completou Herman.

O grupo de trabalho se reunirá nos próximos dias para iniciar os trabalhos, e discutir as importantes ações que devem ser tomadas para a viabilização do projeto. Em uma primeira estimativa, o programa de empreendedorismo da rede estadual poderá beneficiar até 150 mil alunos nos primeiros anos, podendo ser ampliado para toda a rede posteriormente.

Segundo o deputado Itamar Borges, esse programa já está se tornando referência para outros estados do Brasil. “A audiência com o secretário Herman foi excelente. Esse programa será muito bem sucedido, eu não tenho dúvidas que outros estados virão para São Paulo ver o que estamos fazendo”.

Projeto de Lei

Durante a reunião, o deputado Itamar Borges apresentou oficialmente o Projeto de Lei nº 24 de 2013, de sua autoria, que cria o Plano Estadual de Educação Empreendedora.

O projeto institucionaliza as disciplinas de empreendedorismo nas Escolas de Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais, vinculadas à Secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.

“O empreendedorismo deve ser estimulado na escola. Nossos jovens precisam ter contato com esse tema, que fará muita diferença posteriormente na vida de cada um”, completou o deputado.

Assessoria de Imprensa

leave a comment